O texto descritivo é um tipo textual que constrói um retrato verbal de algo ou de alguém, como um objeto, um lugar, uma pessoa, entre outros.
O texto descritivo é uma tipologia textual que oferece um retrato verbal ao seu leitor sobre algo ou alguém. Sua composição apresenta verbos de ligação e o uso recorrente de adjetivos, substantivos ou locuções. Ele geralmente é utilizado juntamente do texto narrativo, no intuito de descrever certa ação ou personagem.
Veja também: Texto dissertativo-argumentativo — um tipo de texto muito cobrado em concursos e vestibulares
O texto descritivo é considerado uma tipologia textual, isto é, uma sequência linguística que tem como finalidade criar um retrato verbal de algo ou alguém.
Suas principais características são: uso de verbos de ligação; retrato verbal; uso recorrente de adjetivos, substantivos e locuções; e presença constante de verbos no passado.
Do ponto de vista estrutural, ele possui uma introdução ao elemento a ser descrito e a descrição propriamente dita.
Pode ser dividido em dois tipos específicos: a descrição subjetiva e a descrição objetiva.
Enquanto o texto descritivo apresenta um retrato verbal de algo ou alguém, o texto narrativo apresenta uma sucessão de acontecimentos reais ou ficcionais.
O texto descritivo é uma tipologia textual que tem como finalidade a descrição de algo ou de alguém, como uma pessoa, um animal, um objeto, um sentimento etc. Ele intenciona transmitir ao leitor as características de algo e funciona como uma espécie de fotografia em forma de texto para que o leitor visualize a cena/imagem.
Além de ter a característica principal de transmitir, a seu leitor, uma imagem mental de determinada coisa, podemos acrescentar os seguintes pontos ao texto descritivo:
uso de verbos de ligação;
retrato verbal (construção de uma imagem mental por parte do leitor);
uso recorrente de adjetivos, substantivos e locuções;
presença constante de verbos no tempo passado.
A estrutura do texto descritivo depende muito do gênero textual ao qual ele está relacionado, pois ele poderá variar em sua composição organizacional.
No entanto, a organização básica da descrição é feita da seguinte forma: primeiro, a apresentação do elemento a ser descrito; e, segundo, a descrição propriamente dita, isto é, a criação de uma imagem mental em seu leitor.
O texto descritivo pode ser classificado de duas formas, a saber:
Descrição subjetiva: muito utilizada em textos literários e artísticos, como poemas. Esse tipo de descrição tem como foco relatar emoções e sensações abstratas sentidas por determinadas personagens ou pessoas.
Descrição objetiva: utilizada principalmente em textos de cunho jornalístico em que prevalece a linguagem denotativa. Nela, descreve-se apenas aspectos concretos, como elementos que compõem uma paisagem ou as características físicas de determinada pessoa.
Ela tinha a personalidade de um iceberg. A princípio, viam-na como superficial, mas, no íntimo, via-se sua profundidade. Um oceano de descobertas teria aquele que resolvesse mergulhar nos sentimentos dela.
O corpo de Ana foi encontrado às margens do rio, em torno das 17h30, pelo Corpo de Bombeiros. Ela aparentava ser jovem, ter 22 anos aproximadamente, cabelos ruivos, altura média, por volta de 1,70, e olhos claros.
Leia também: Relatório — um texto técnico que tem caráter principalmente descritivo
Descrição e narração são tipologias textuais utilizadas frequentemente de maneira conjunta. No entanto, elas possuem suas particularidades:
Texto descritivo: é um retrato verbal de algo, podendo ser sentimentos, características físicas etc.
Texto narrativo: é uma sucessão de acontecimentos reais ou ficcionais por meio de verbos de ação e composto por um conjunto de elementos narrativos.
Famoso poeta brasileiro, fez parte da segunda geração romântica.
O predicado é um termo essencial da oração que faz uma afirmação sobre o sujeito.
Indica uma condição em relação a um verbo, adjetivo ou outro advérbio.
Podem provocar efeitos indesejados na comunicação, entre eles a ambiguidade.
As palavras aportuguesadas são aquelas de origem estrangeira que foram adaptadas às normas ortográficas da língua portuguesa.