Ofício
O ofício é um gênero textual oficial usado na administração pública. Serve para realizar comunicação interna e externa, fazer comunicados, avisos e requerimentos.
Por Talliandre Matos

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Ofício é uma correspondência oficial utilizada por instituições públicas para estabelecer comunicação entre si ou com terceiros. É um documento, portanto deve vir numerado e devidamente padronizado. A linguagem deve ser formal, clara, objetiva e impessoal. Existem diferentes tipos de ofício, a depender do objetivo sociocomunicativo, e alguns deles são: de solicitação, de comunicação, de requerimento e jurídico.
Leia também: Como escrever um requerimento
Resumo sobre o ofício
- O ofício é a correspondência oficial da administração pública.
- O ofício pode ser utilizado para comunicação interna ou externa.
- Por ser um texto oficial, o ofício caracteriza-se como um documento.
- A estrutura do ofício deve seguir rigidamente às normas padrões.
- O texto deve apresentar uma linguagem formal, clara e objetiva.
- Existem diferentes tipos de ofícios, como o de comunicação, solicitação, requerimento e jurídico.
Videoaula sobre ofício
O que é ofício?
O ofício é a correspondência interna ou externa da administração pública, servindo para estabelecer comunicação entre interlocutores de nível hierárquico igual ou diferente. Ele deve tratar apenas de assuntos oficiais e, por isso, configura-se como um documento. Embora possa ser utilizado para estabelecer comunicação entre o setor público e privado, o ofício é um gênero textual vinculado às instituições e interesses públicos.
Exemplo de ofício
TIMBRE/BRASÃO ESCOLA MUNICIPAL ESTUDAR
Of. nº 15/EME
João Pessoa, 23 de março de 1994
À Senhora 1ª Delegada de Ensino Luiza Luz Primeira Delegacia de Ensino 00000-000, João Pessoa-PB
Assunto: Apresentação de professora
Senhora Delegada,
Vimos, por meio deste, apresentar à V. S.ª a Profa. do Ensino Fundamental Maria Mariana Macedo, lotada na Escola Municipal Estudar e titular da disciplina de matemática, que, por indicação superior, ficará à disposição da Primeira Delegacia de Ensino, até agosto do corrente ano. 2. Solicitamos, por outro lado, que seja encaminhado, até o dia dez (10) de cada mês, o atestado de frequência da referida professora, a fim de que não haja prejuízos nos vencimentos da mesma. Certo de sua atenção, espero retorno.
Atenciosamente
Ana Maria Maria DIRETORA
À Sr.ª Luiza Luz DD. 1ª Delegada de Ensino Rua da Educação CEP 00000-000 - João Pessoa |
Para que serve o ofício?
O ofício é um texto que serve para diversas funções atreladas à administração pública e privada. Ele pode ser utilizado para estabelecer comunicação entre funcionários de um mesmo setor ou instituição, bem como pode ser utilizado para relacionamento com outras entidades ou pessoas particulares, desde que dentro dos interesses da instituição.
Veja também: Relatório — outro gênero muito usado na comunicação empresarial e institucional
Principais características do ofício
Com base nas normas do Manual de Redação da Presidência da República (2018), as principais características do ofício são:
- linguagem impessoal, clara e objetiva;
- uso da norma-padrão;
- uso de papel timbrado e diagramação específica;
- uso formal dos pronomes de tratamento;
- estrutura textual padronizada;
- documento numerado e assinado pelo emissor responsável.
Estrutura do ofício
- Papel timbrado: todo ofício deve vir em um papel timbrado com o brasão ou ícone da respectiva instituição.
- Cabeçalho: pode vir com o brasão centralizado, nome da instituição e outras informações necessárias sobre a instituição ou os responsáveis.
- Numeração: tipo e número do documento, seguidos da sigla do órgão expedidor.
- Informações: local e data em que foi expedido.
- Destinatário: nome do responsável, cargo na instituição, cidade, estado e CEP, quando for necessário.
- Assunto: frase sucinta indicando o teor do documento.
- Vocativo: expressão adequada para se referir ao remetente.
- Texto: corpo da mensagem, escrito em parágrafos.
- Fecho: expressão adequada para despedir-se do interlocutor (“respeitosamente”, para autoridades, e “atenciosamente”, para pessoas em mesmo grau hierárquico).
- Emissor: nome e cargo de quem está emitindo a mensagem.
- Rodapé: endereço, telefone, e-mail e outros dados necessários da instituição.
- Anexos: quando houver anexos, eles devem ser citados ao final do documento.
Quais são os tipos de ofício?
Os ofícios podem ser caracterizados a partir de suas funções sociocomunicativas, assim alguns tipos são:
- Ofício de comunicação: é o ofício utilizado para compartilhar uma informação a todos os interessados.
- Ofício de solicitação: é o ofício utilizado para uma pessoa física ou jurídica realizar uma solicitação a outra parte.
- Ofício de requisição: é o ofício utilizado comumente por autoridades para requerer algo mais rigoroso a outras partes.
- Ofício jurídico: é o ofício utilizado para resolver questões da área jurídica.
Saiba mais: Como se faz uma ata?
Como fazer um ofício?
Para ajudar na escrita de um ofício, seguem algumas dicas:
- Use o brasão ou ícone correto centralizado no início do documento para identificar a instituição.
- Faça o cabeçalho completo com os dados da instituição emissora também centralizado.
- Coloque a numeração adequada ao documento, alinhado à esquerda.
- Insira as informações de local e data, alinhados à direita.
- Coloque o destinatário seguido abaixo do assunto do documento, também alinhados à direita.
- Insira o vocativo adequado.
- Insira o texto com a mensagem do ofício, numerado a partir do segundo parágrafo, justificado e com recuo na primeira linha.
- Coloque o fecho com a mensagem de despedida.
- Insira as informações do emissor.
- Coloque o rodapé com as informações de endereço, contato e outros dados da instituição ao final da página, alinhados à direita.
Fontes
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Manual de redação da Presidência da República. Coord. de Gilmar Ferreira Mendes, Nestor José Forster Júnior [et al.]. – 3. ed., rev., atual. e ampl. – Brasília: Presidência da República, 2018.189 p.