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Hipertexto

Hipertexto é uma escrita não linear e não sequencial relacionada a outros textos, presente em textos impressos ou digitais, que acrescenta a eles informações complementares.

Por Talliandre Matos

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Os hipertextos são usados em textos impressos e virtuais. Hiperlinks são exemplos de hipertextos.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
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O hipertexto é uma escrita não linear e não sequencial que está conectada a outros textos, sejam impressos, sejam digitais, e servem para acrescentar informações, fontes ou dicas para o leitor. Em textos acadêmicos, as notas de rodapé são um exemplo de hipertexto, enquanto em sites e textos virtuais os hiperlinks destacam-se. Por meio do hipertexto, o leitor ocupa um lugar de coprodutor de sentido do texto, visto que as suas escolhas em acessar ou não esses hipertextos vão moldar o resultado final da leitura.

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Resumo sobre hipertexto

  • Hipertexto é uma escrita não linear e não sequencial que se relaciona a outros textos, acrescentando-lhes informações.
  • Está presente em textos impressos e digitais.
  • Serve para aprofundar o tema, sugerir novas leituras, apresentar autores, etc.
  • No ambiente virtual, o maior exemplo de hipertexto são os hiperlinks.
  • Outros exemplos de hipertexto são as notas de rodapé e caixas de diálogo.
  • Hipertextos não apresentam estrutura linear nem hierarquia, são fragmentados e caracterizam-se pela conexão de diferentes textos.
  • A hipermídia é semelhante ao hipertexto, mas envolve as mídias audiovisuais.
  • Intertextualidade é a relação entre diferentes textos, já a hipertextualidade refere-se às referências socioculturais que se apresentam nos textos.
  • O hipertexto é muito relevante em gêneros educativos para acrescentar fontes, informações e dicas que auxiliem a aprendizagem dos alunos.
  • Nos gêneros jornalísticos, contribui na sugestão de outras matérias que complementam o tema ou que possam ser de interesse do leitor.

Videoaula sobre hipertexto

O que é hipertexto?

O hipertexto é uma escrita não linear e não sequencial que se relaciona a outros textos e ramifica os conhecimentos compartilhados, permitindo ao leitor acessar outros textos complementares sobre o tema. Dessa forma, o hipertexto também é uma estrutura que exige do leitor uma participação também como coautor do texto, na medida em que é ele quem escolhe quais e quantos caminhos de leitura serão percorridos a partir das ofertas disponíveis pelos hipertextos.

O hipertexto pode ser encontrado em textos digitais e impressos. Em sites, é comum encontrarmos conceitos ou nomes de pessoas importantes que são destacados no texto, por estarem conectados a outros links que podem redirecionar o leitor a novas páginas que contenham conteúdo específico sobre a palavra destacada, ou seja, caso seja interesse do leitor, ele pode aprofundar-se no tema, a partir do acesso a esses outros textos linkados.

Em textos impressos, o hipertexto pode aparecer, por exemplo, como nota de rodapé, indicando obras e autores que aprofundem um conceito específico, permitindo ao leitor acessar novas fontes de conhecimento sobre o tema. Também é possível encontrar o hipertexto por meios de blocos ou balões que são associadas a um texto e acrescentam dicas de leitura ou explicação de algum termo utilizado, por exemplo.

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Exemplos de hipertexto

Alguns exemplos de hipertexto são:

  • Hiperlinks: referências que permitem ao leitor acessar outra página virtual, sendo redirecionado automaticamente, para encontrar conteúdos complementares ao tema do texto. Geralmente as palavras que estão conectadas a esses links aparecem destacadas, permitindo que o leitor identifique-as como hiperlinks.
  • Notas de rodapé: utilizadas em livros e textos acadêmicos principalmente, elas vêm ao final de cada página e estão associadas a alguma palavra do texto, a qual pode ser aprofundada em notas explicativas ou relacionada a outros textos, como autores e obras pertinentes ao leitor.
Nota de rodapé em trecho de um trabalho acadêmico, um exemplo de hipertexto.
Notas de rodapé são comuns em textos acadêmicos. Elas são enumeradas e aparecem no final das páginas.[1]
  • Caixas de diálogo: tipos de hipertextos que vêm destacados em blocos ou balões, por exemplo, para inserir informações adicionais ao tema ou sugestões de leituras complementares. São muito comuns nos livros didáticos, geralmente nomeados com títulos como “Saiba mais!”; “Conheça”; “Para pesquisar”, etc.

Características do hipertexto

Segundo Ingedore Koch (2002), em Desvendando os Segredos do Texto, as principais características do hipertexto são:

  • Não linearidade: o hipertexto não apresenta uma estrutura linear, pois aparece em momentos pontuais e pode abordar diferentes tópicos.
  • Volatilidade: o hipertexto é volátil devido à própria natureza do suporte.
  • Espacialidade topográfica: o hipertexto apresenta-se em espaços que não são definidos, não há uma hierarquia para organizá-los nem a utilização de tópicos.
  • Fragmentaridade:  o hipertexto é fragmentado, pois não possui um centro regulador, aparece pontualmente associado a um ou outro termo do texto.
  • Multissemiose: o hipertexto permite que o leitor absorva diferentes sentidos, ideias e até sensações em um mesmo texto, por estabelecer essa rede textual.
  • Interatividade: o hipertexto exige do leitor uma participação contínua na construção de sentido do texto, visto que suas escolhas interferem no entendimento final.
  • Iteratividade: o hipertexto é caracterizado pela conexão de diferentes textos, ou seja, sua natureza é essencialmente polifônica e intertextual.
  • Descentração: o hipertexto é descentrado, pois sua estrutura é indefinida, embora não completamente aleatória, mas não se centra em nenhum tópico nem obedece a uma ordem fixa.

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Qual o papel do hipertexto?

Ilustração de pessoas em pé e sentadas, lendo em livro e telas, representando a conexão que os hipertextos oferecem.
O hipertexto permite ao leitor acessar variadas fontes e textos em um único lugar, ampliando as possibilidades de leitura.

O hipertexto cumpre o papel de oportunizar caminhos de leitura variados ao leitor, permitindo que este tenha uma coparticipação na construção do sentido, por meio das escolhas que faz em relação a essas possibilidades. Além disso, ele pode ainda contribuir no sentido de acrescentar dados sobre o tema, aprofundar alguns conceitos, sugerir novas leituras sobre o assunto ou qualquer outra informação que seja pertinente para o leitor.

Como fazer um hipertexto?

Para criar um hipertexto, é necessário antes considerar o gênero textual, o público-alvo, os objetivos que se pretende alcançar com esse recurso e qual o tipo de suporte em que o texto está exposto. Essas características são fundamentais para escolher quais conteúdos serão referenciados, quais informações sobre essas referências devem estar acessíveis, quais tópicos são mais relevantes ao público-alvo e como é possível direcioná-los a esses outros textos (por meio de hiperlinks, de notas de rodapé, caixas de diálogo, etc.).

Feitas tais escolhas, é importante atentar a:

  • escolher textos que sejam realmente relevantes ao público-alvo;
  • inserir as referências sempre conectadas a conceitos ou ideias aos quais esses outros textos referem-se;
  • ver a necessidade de, junto com a referência a outros textos, inserir alguma explicação para que o leitor saiba do que se trata o texto;
  • caso cite algum autor relevante para o tema, mas pouco conhecido, ver a possibilidade de inserir informações relevantes sobre ele/ela em uma nota de rodapé ou caixa de diálogo (em sites, é possível inserir um hiperlink para outra matéria que fale sobre o autor);
  • a depender do gênero textual, verificar a pertinência de sugerir outros textos de outros temas que possam ser relevantes ao leitor.

Hipertexto x hipermídia

A hipermídia são produções de acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, oferecendo ao leitor a possibilidade de construção conjunta do enredo, por meio das escolhas de uma ou outra opção. Dessa forma, a hipermídia apresenta características semelhantes ao hipertexto, por apresentar diferentes caminhos de leitura, mas em textos audiovisuais, como séries e jogos. Na hipermídia, o receptor não apenas absorve a narrativa, mas participa dela, optando por fazer ou não escolhas oferecidas pela multimídia.

Hipertextualidade e intertextualidade

Intertextualidade é a referência explícita que alguns textos fazem a conteúdo de outros textos, bastante conhecida pela figura da alusão ou citação. Sendo assim, a intertextualidade conecta textos diferentes, estabelecendo relação de sentido entre eles.

A hipertextualidade é a presença de determinadas características socioculturais em textos, ou seja, relaciona-se mais com aspectos culturais gerais, e não apenas aqueles desenvolvidos em um texto. Nos textos literários, é bem fácil verificar a hipertextualidade por meio dos modelos sociais e comportamentais que estão presentes nos textos, mostrando aspectos da vida em sociedade. Saiba mais sobre intertextualidade clicando aqui.

Hipertexto na educação

Na educação, os hipertextos estão muito presentes em livros didáticos, por meio de blocos informativos que estão fora do corpo do texto, como caixas de “saiba mais”, sugestão de links, canais e outros sites que sejam relevantes para a aprendizagem do estudante. Assim, os hipertextos são fundamentais nessa área, pois permitem que o aluno possa transitar por outros referenciais confiáveis e, com isso, potencializar e aprofundar seus estudos.

Hipertexto e jornalismo

No jornalismo, o hipertexto é presente tanto em matérias virtuais como impressas. Em sites, é comum que as matérias jornalísticas acrescentem hiperlinks em algumas palavras centrais da matéria, assim como sugestões de outros artigos sobre temas semelhantes ou sobre outros assuntos que possam interessar ao leitor. Alguns sites também retomam matérias anteriores, a fim de que o leitor possa se contextualizar sobre o desenrolar dos fatos.

Em jornais impressos, era comum encontrar hipertextos que direcionavam o leitor a outras páginas e seções, a fim de encontrar outros conteúdos que poderiam ser relevantes. Sendo assim, independentemente do formato, o hipertexto cumpre um papel fundamental no jornalismo, pois oportuniza que diversas matérias sobre assuntos em comum se conectem e complementem os fatos narrados.

Saiba mais: Qual a diferença entre notícia e reportagem?

Exercícios resolvidos sobre hipertexto

1. (IF-GO 2018) A respeito do hipertexto, é CORRETO afirmar que:

a) Permite a navegação por hiperlinks, oferecendo ao leitor acesso a distintos formatos textuais e não textuais no mesmo documento ou em outro documento.

b) Sua principal característica é a linearidade na organização da informação jornalística.

c) Em webjornalismo, trata-se de um texto que extrapola três parágrafos.

d) Caracteriza-se pela narrativa digital que lança mão de recursos textuais e não-textuais e que, por essa razão, dispensa a contextualização das notícias.

Resposta: A. Um dos principais exemplos de hipertexto são os hiperlinks, pois eles permitem que o leitor seja redirecionado a outros sites e acesse a conteúdos complementares.

2. (Enem - 2011)

O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.

MARCUSCHI, L. A. Disponível em http://www.pucsp.br. Acesso em: 29 jun. 2011.

O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto

a) é uma estratégia que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.

b) é uma forma artificial que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.

c) exige do leitor um maior grau de conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantes nas suas pesquisas escolares.

d) facilita a pesquisa, pois proporciona uma informação específica, segura e verdadeira em qualquer site de busca ou blog oferecidos na internet.

e) possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindo-se em atividade mais coletiva e colaborativa.

Resposta: E. É uma das características do hipertexto dar ao leitor um papel mais ativo no processo de leitura, visto que este deve construir seu próprio caminho, selecionando quais informações adicionais serão ou não acessadas para a construção do conhecimento.

3. (Enem - 2013)

O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige — a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.

Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.

RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem.
Porto Alegre: Artmed, 2002.

Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um (a)

a) elemento originário dos textos eletrônicos.

b) conexão imediata e reduzida ao texto digital.

c) novo modo de leitura e de organização da escrita.

d) estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido.

e) modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto.

Resposta: C. O hipertexto permite que a leitura seja uma atividade interativa, ou seja, que o leitor participe ativamente da construção do sentido, a partir das oportunidades oferecidas pelo autor. Nesse sentido, o processo de escrita também é modificado, pois o autor deve refletir sobre esse papel do leitor para escolher quais informações serão adicionadas e de que forma.

4. (Cespe / Cebraspe - 2013) Na Internet, o hipertexto é caracterizado como

a) colagem linear de partes de outros textos clássicos disponíveis nas bibliotecas sobre o mesmo tema.

b) texto digital ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso é feito por meio de marcas específicas: os hiperlinks.

c) texto longo, dividido em diversas partes por meio de ilustrações, quadros e dados estatísticos que facilitam sua leitura.

d) resumo de vários textos considerados clássicos, sobre o mesmo tema, constituindo um todo articulado.

e) esquema que apresenta a síntese das principais ideias sobre determinado tema extraídas de textos renomados.

Resposta: B. Na internet, a principal manifestação dos hipertextos ocorre por meio dos hiperlinks que agregam um conjunto de informações ao texto digital.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons

Fontes

Koch, I. Desvendando os segredos do texto. 2ed. São Paulo: Cortez, 2003.