Busca

Resumo

Resumo é uma síntese das principais ideias de um outro texto. Um resumo pode ser indicativo, informativo ou crítico, a depender do propósito comunicativo.

Por Talliandre Matos

Dicas para fazer um resumo.
Dicas para fazer um resumo.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Resumo é uma síntese das ideias mais importantes de outro texto. Ele deve manter-se fiel às ideias do texto resumido, utilizar uma linguagem clara e objetiva, com uso da 3ª pessoa do singular e verbos na voz ativa. Sua estrutura divide-se em introdução, desenvolvimento e conclusão, e sua extensão pode variar, embora não deva ser muito longa. Há, pelo menos, três tipos de resumo: o indicativo, o informativo e o crítico. O resumo crítico também pode ser chamado de resenha e acrescenta uma interpretação crítica do autor do resumo.

Leia também: Como fazer uma resenha crítica

Resumo sobre o que é resumo

  • O resumo é um texto que sintetiza os pontos principais de outro texto.

  • Ele deve ser conciso, claro e objetivo.

  • Sua principal característica é manter-se fiel às ideias do autor.

  • Sua extensão pode variar, mas costuma ser curta.

  • Sua estrutura obedece à ordem: introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Há três tipos de resumo: o indicativo, o informativo e o crítico.

  • A resenha, também chamada de resumo crítico, difere-se por acrescentar uma interpretação do autor do resumo.

O que é resumo?

O resumo é um gênero textual no qual se apresenta uma síntese dos pontos mais importantes de outro texto. Sua principal característica é manter-se fiel às ideias do autor da obra que está sendo resumida. Ele pode ser utilizado para sintetizar tanto textos escritos como orais, além de servir para sintetizar gêneros de linguagem mista, como filmes, quadrinhos, animes, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Principais características do resumo

A principal característica do resumo é a sua fidelidade às ideias do texto resumido, pois, como o intuito é sintetizá-las, elas não devem ser modificadas. No resumo, o objetivo é extrair as informações principais de uma obra. Ele deve ser conciso, usar uma linguagem clara e objetiva, evitando ambiguidades na explicação do texto.

É preferível que se utilize a terceira pessoa do singular e o verbo na voz ativa. O uso do parágrafo não é obrigatório; em alguns casos, o resumo é feito em monobloco.

Veja também: Passo a passo para escrever um artigo de opinião

Estrutura do resumo

O resumo deve ser um texto conciso, mas sua extensão pode variar a depender do seu papel comunicativo. Sendo assim, de acordo com Martins e Zilberknop (2007)|1|, recomenda-se o seguinte tamanho:

  • Notas e comunicações breves: os resumos devem conter até 100 palavras.

  • Monografias e artigos: os resumos devem conter até 250 palavras.

  • Relatórios e teses: os resumos devem conter até 500 palavras.

Além da extensão, a estrutura deve obedecer à lógica introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Introdução: a primeira parte do resumo vai apresentar o texto analisado e a ideia central que é desenvolvida neste.

  • Desenvolvimento: a segunda parte do resumo deve descrever as características estruturais e os tópicos que são desenvolvidos no corpo do texto analisado.

  • Conclusão: sintetiza as ideias principais descritas.

Quais são os tipos de resumo?

Existem três tipos de resumo|2|:

  • Resumo indicativo: resumo que tem o intuito apenas de indicar os principais pontos do texto, não acrescentando nenhuma informação quantitativa ou qualitativa sobre ele.

  • Resumo informativo: tipo de resumo que tem o intuito de informar suficientemente o leitor para que este possa compreender o texto resumido no sentido mais global, relatando inclusive as finalidades, metodologias, resultados e conclusões do texto.

  • Resumo crítico: tipo de resumo que tem o intuito de apresentar uma interpretação crítica junto à síntese do texto, geralmente realizado por especialistas e também chamado de resenha.

Como fazer um resumo?

Ilustração de um homem conectando um cérebro a livros em alusão ao modo de se fazer um resumo.
O primeiro passo é fazer uma leitura atenta, para identificar as informações principais e secundárias do texto.

Para fazer um resumo, primeiramente é fundamental realizar uma leitura atenta do texto que será resumido para que possa compreendê-lo e destacar seus pontos principais e secundários, sua estrutura, metodologia, resultados, conclusões etc. Em outras palavras, a primeira etapa do resumo requer um estudo dedicado sobre o texto analisado.

Na sequência, é fundamental unir tais dados em uma pré-organização textual, para que seja possível planejar a ordem e a forma como as informações serão apresentadas, obedecendo à lógica estrutural do resumo e também do texto analisado.

Dessa forma, é possível seguir o seguinte roteiro, para facilitar essa etapa:

  1. Inicie apresentando qual texto será analisado, quem é o autor, o tema central, o ano em que foi lançado e outras informações sobre a obra ou texto.

  2. Em resumos indicativos, indique as ideias principais desenvolvidas ao longo do texto;

  3. Em resumos informativos, explique as ideias principais do texto e como elas foram desenvolvidas pelo autor, a fim de criar uma imagem geral do texto.

  4. Em resumos críticos, apresente as ideias e pontue, a partir de bases teóricas sólidas, quais as críticas positivas e negativas ao texto.

  5. Conclua com uma síntese das ideias apresentadas sobre o texto.

Videoaula sobre dicas para fazer um resumo

Exemplo de resumo

Este trabalho analisa o perfil materno de Laura, personagem do romance Ciranda de pedra (2009 [1954]), de Lygia Fagundes Telles (1918-2022), relacionando-o com arquétipos maternos que envolvem tensões entre expectativas culturais, sociais e individuais. Para amparar nossas considerações críticas, apoiamo-nos no conceito de personagem literária enquanto elemento narrativo crucial que possibilita uma abordagem detalhada de diferentes conflitos subjetivos, devido a sua potencialidade analítica e correspondência sócio-cultural. A partir de considerações sobre as representações simbólicas de figuras como Eva e Maria, tecemos comparações entre a representação da personagem lygiana e esses modelos maternos, a fim de compreender as aproximações e distanciamentos presentes nessa relação. Constatamos que Laura aproxima-se mais da representação de Eva, pois ambas cedem a desejos pessoais que acarretam consequências negativas para si e para seus entes queridos, cristalizando a ideia de um modelo feminino perigoso. Para tanto, nos valemos das leituras de Cândido (2020), Estés (1994), Sponville (2016), entre outros.”|3|

FERNANDES, A. L. B. G.; PEREIRA, T. M. da S.

Saiba mais: O que é preciso para construir um bom texto?

Diferenças entre resumo e resenha

O resumo é uma apresentação concisa sobre os pontos principais de outro texto. Seu propósito é manter a fidelidade às ideias do texto original, apresentando-as de modo mais objetivo. A resenha é uma síntese acompanhada de uma interpretação crítica sobre as ideias do texto analisado.

A principal diferença entre eles é, portanto, a inserção ou não do ponto de vista do autor do resumo. No primeiro, o autor deve ocultar seus posicionamentos e apenas relatar o texto analisado; no segundo, o autor deve apresentar seus posicionamentos sobre o texto analisado.

Videoaula sobre diferenças entre resumo e resenha

Notas

|1| e |2| MARTINS, D. S.; ZILBERKNOP, L. S. Português instrumental. 26.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

|3| FERNANDES, A. L. B. G.; PEREIRA, T. M. da S.. Eva em camadas: notas sobre o perfil materno no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles. MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras. ISSN: 0104-0944, [S.l.], n. 66, p. 108-130, dez. 2024. ISSN 0104-0944. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/17432. doi:http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i66.17432.

Fontes

FERNANDES, A. L. B. G.; PEREIRA, T. M. da S.. Eva em camadas: notas sobre o perfil materno no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles. MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras. ISSN: 0104-0944, [S.l.], n. 66, p. 108-130, dez. 2024. ISSN 0104-0944. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/17432. doi:http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i66.17432.

MARTINS, D. S.; ZILBERKNOP, L. S. Português instrumental. 26.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MEDEIROS, J. B. Redação Empresarial. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Videoaulas