A escrita requer habilidades específicas por parte do emissor
Catar feijão Catar feijão se limita com escrever: joga-se os grãos na água do alguidar e as palavras na folha de papel; e depois, joga-se fora o que boiar. Certo, toda palavra boiará no papel, água congelada, por chumbo seu verbo: pois para catar esse feijão, soprar nele, e jogar fora o leve e oco, palha e eco. [...] João Cabral de Melo Neto |
Tecendo a Manhã Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito de um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos. [...] João Cabral de Melo Neto |
As construções poéticas em evidência retratam a metáfora da “arquitetura” textual, pois tal procedimento perfaz-se de habilidades específicas que a torna bastante complexa.
Tamanha complexidade faz com que nos reportemos aos dizeres de João Cabral, os quais retratam que o ato da escrita assemelha-se a uma situação cotidiana, a de catar feijão. O caráter verídico da afirmativa em questão parte do pressuposto de que um texto não se forma por meio de um aglomerado de palavras desconexas e atribuídas de maneira aleatória. Ao contrário, o mesmo deve ser composto por ideias justapostas e ordenadas, visando tornar clara a mensagem que ora pretende-se ressaltar.
Tendo em vista que a escrita visa estabelecer uma comunicação, faz-se necessário que haja uma efetiva interação entre os interlocutores. Assim sendo, depreende-se que o emissor disponha de certos recursos para que o discurso se materialize de forma plausível.
Para tal, alguns procedimentos específicos tendem a se tornar práticos, tais como o domínio dos recursos linguísticos, sendo que estes englobam os conhecimentos gramaticais e lexicais, concepção acerca da realidade que o constitui, evidenciando sua visão de mundo, dentre outros fatores.
Em meio a estas competências, é importante ressaltar que os textos não existem por si só, eles sempre estabelecem diálogos com os demais, assumindo um ponto de vista que se contrapõe a outro, integrando-se desta forma a um universo textual que remete a uma dada realidade.
Diante dos fatos mencionados, torna-se de fundamental importância aprimorarmos nossa competência diante da escrita, desenvolvendo o hábito da leitura, trocando experiência com pessoas dotadas de um conhecimento mais amplo, reforçando a capacidade argumentativa, posicionando-nos criticamente frente à realidade na qual estamos inseridos.
Famoso poeta brasileiro, fez parte da segunda geração romântica.
O predicado é um termo essencial da oração que faz uma afirmação sobre o sujeito.
Indica uma condição em relação a um verbo, adjetivo ou outro advérbio.
Podem provocar efeitos indesejados na comunicação, entre eles a ambiguidade.
As palavras aportuguesadas são aquelas de origem estrangeira que foram adaptadas às normas ortográficas da língua portuguesa.