As vanguardas europeias são movimentos artísticos ocorridos no início do século XX. Cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo possuem caráter antiacadêmico.
Vanguardas europeias foram os inovadores movimentos artísticos ocorridos no início do século XX, na Europa: cubismo (1907), futurismo (1909), expressionismo (1910), dadaísmo (1916) e surrealismo (1924). Cada um deles possui características próprias, mas todos compartilham um princípio básico: combater a arte acadêmica.
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Os movimentos de vanguarda surgiram nas primeiras décadas do século XX, na Europa.
As vanguardas europeias são: cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo.
Esses movimentos artísticos apresentam caráter antiacadêmico, mas cada um deles possui características específicas.
Futurismo
Todos os movimentos de vanguarda fazem crítica à arte tradicional, portanto, são antiacadêmicos, porém cada um deles apresenta características particulares:
Valorização de formas geométricas
Distorção da realidade
Sobreposição de vários planos
Fragmentação
Culto à tecnologia
Elementos que sugerem velocidade
Glorificação da guerra
Caráter iconoclasta
Patriotismo
Caráter anti-impressionista
Visão pessimista
Cores fortes
Deformação da realidade
Elementos sociais
Valorização da subjetividade
Elementos ilógicos
Intencional falta de sentido
Oposição à guerra
Aspecto irônico
Caráter irreverente
Construção de imagens oníricas
Fascinação pelo inconsciente humano
Presença de elementos fantásticos
Atração pelo irracional
Interesse pela loucura
Automatismo
Pablo Picasso (1881-1973), espanhol — cubismo
Giacomo Balla (1871-1958), italiano — futurismo
Edvard Munch (1863-1944), norueguês — expressionismo
Marcel Duchamp (1887-1968), francês — dadaísmo
Salvador Dalí (1904-1989), espanhol — surrealismo
Os movimentos de vanguarda pretenderam criar uma arte nova, livre das amarras do passado. Os artistas que participaram desses movimentos artísticos assumiram uma postura rebelde e de contestação da arte acadêmica. A inovação, portanto, é o principal objetivo dessa geração de artistas, que buscou criar novos padrões estéticos.
O cubismo surgiu, em 1907, por meio da primeira tela cubista do pintor espanhol Pablo Picasso: As senhoritas de Avignon.
O futurismo apareceu, em 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do italiano Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944).
Em 1911, no catálogo da XXII Exposição de Secessão de Berlim, a palavra expressionismo apareceu, pela primeira vez, para se referir a uma estética que havia entrado em evidência no ano anterior.
O Primeiro Manifesto Dadá, do alemão Hugo Ball (1886-1927), inaugurou o dadaísmo, em 1916.
O Manifesto do Surrealismo, do francês André Breton (1896-1966), marcou a fundação do surrealismo, em 1924.
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A Primeira Guerra Mundial, que assolou a Europa entre os anos de 1914 e 1918, foi o resultado de uma crescente tensão entre os países imperialistas. A corrida imperialista, iniciada no final do século XIX, consistia na busca de mão de obra e matéria-prima nas colônias africanas e asiáticas, exploradas pelas grandes potências.
Esse clima de disputa incentivou o discurso nacionalista nos países europeus e a corrida armamentista. Assim, essas nações passaram a aumentar o seu poder bélico, usado na Primeira Guerra. Após esse conflito mundial, a Europa viu a ascensão do fascismo (na Itália), do nazismo (na Alemanha) e do comunismo (na União Soviética), movimentos políticos que precederam a Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1939.
O início do século XX também trouxe evolução tecnológica. O automóvel, o telefone, o avião, e o telégrafo sem fio diminuíam as distâncias e transformavam a forma como as pessoas viam a passagem do tempo até então. Aliás, a teoria da relatividade, de Albert Einstein (1879-1955), ampliava os conceitos de tempo e espaço.
Os acontecimentos políticos e científicos faziam com que as pessoas começassem a pensar nas possibilidades do futuro e refletissem sobre os erros do passado. No campo artístico não foi diferente. Os movimentos de vanguarda buscaram criar uma arte condizente com os elementos de seu tempo, dinâmica e de caráter renovador.
Questão 01
Leia estes trechos de um famoso manifesto de vanguarda:
“Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu de uma nova beleza: a beleza da velocidade. Um carro de corrida cujo capô é adornado de grandes tubos, qual serpentes de hálito explosivo — um automóvel que ruge e parece cavalgar uma metralha é mais belo que a Vitória de Samotrácia.”
“Glorificaremos a guerra — a única higiene do mundo —, o militarismo, o patriotismo, o gesto destrutivo dos portadores da liberdade, as belas ideias pelas quais vale a pena morrer e o desprezo pela mulher.”
Com base nos seus conhecimentos acerca das vanguardas europeias, é possível afirmar que os dois fragmentos fazem parte do manifesto que fundou o:
a) cubismo
b) expressionismo
c) dadaísmo
d) futurismo
e) surrealismo
Resolução:
Alternativa “d”
Os trechos apresentados fazem parte do Manifesto Futurista, de Filippo Tommaso Marinetti, publicado no jornal francês Le Figaro, em 1909. O culto à tecnologia e à velocidade bem como a glorificação da guerra e do patriotismo são elementos que indicam a relação desse manifesto com o futurismo.
Questão 02
Esta é uma cópia de uma famosa tela vanguardista:
Depois de analisá-la, é possível afirmar que essa obra pertence ao seguinte movimento de vanguarda:
a) cubismo
b) expressionismo
c) dadaísmo
d) futurismo
e) surrealismo
Resolução:
Alternativa “e”
A tela em questão se chama A persistência da memória, de autoria do pintor surrealista Salvador Dalí. Note que a obra traz elementos que parecem pertencer a um sonho; portanto, estão relacionados ao inconsciente humano. Ela não é explicável, pois apresenta caráter irracional, fantástico, irreal.
Créditos da imagem
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Famoso poeta brasileiro, fez parte da segunda geração romântica.
O predicado é um termo essencial da oração que faz uma afirmação sobre o sujeito.
Indica uma condição em relação a um verbo, adjetivo ou outro advérbio.
Podem provocar efeitos indesejados na comunicação, entre eles a ambiguidade.
As palavras aportuguesadas são aquelas de origem estrangeira que foram adaptadas às normas ortográficas da língua portuguesa.