O que é rima?

Por Warley Souza

A rima é a coincidência sonora entre duas ou mais palavras. É o recurso literário responsável pela musicalidade de um poema. Existem diversos tipos de rima.

Conceito de rima.
A rima está associada à sonoridade do poema.

A rima é um recurso poético que consiste na semelhança fonética entre o final de duas ou mais palavras. Assim, ela contribui para a musicalidade ou sonoridade de um poema. Existem vários tipos de rimas. As mais comuns são as externas, cruzadas, emparelhadas, interpoladas, graves, perfeitas, pobres e ricas.

Leia também: O que é o eu lírico de um poema?

Resumo sobre rima

  • A rima é obtida por meio da semelhança fonética entre o final das palavras.
  • Os tipos de rima são:
    • externas;
    • internas;
    • cruzadas;
    • emparelhadas;
    • interpoladas;
    • misturadas;
    • agudas;
    • graves;
    • esdrúxulas;
    • consoantes ou perfeitas;
    • toantes;
    • imperfeitas;
    • pobres;
    • ricas;
    • raras;
    • preciosas. 

Qual o conceito de rima na literatura?

A rima está relacionada à sonoridade obtida por meio da semelhança fonética entre o final de duas ou mais palavras. Por exemplo, os termos “casual” e “pontual” rimam, já os vocábulos “amor” e “brasão” não rimam. Esse tipo de recurso literário é bastante utilizado em poemas.

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Classificação das rimas

  • Rimas externas: entre termos situados no final dos versos:

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
[...]

(Cecília Meireles — Motivo)

  • Rimas internas: entre uma palavra no final de um verso e uma palavra no interior de outro verso:

[...]
Penumbra tão propícia à tímida beleza
Que, acesa em seu pudor,
Quer dar, mas em segredo,
Sem medo o seu amor.
[...]

(Ovídio — Os amores)

  • Rimas cruzadas ou alternadas: esquema de rimas ABAB:

Eu canto porque o instante existe (A)
e a minha vida está completa. (B)
Não sou alegre nem sou triste: (A)
sou poeta. (B)
[...]

(Cecília Meireles — Motivo)

  • Rimas emparelhadas: esquema de rimas BB:

Este quarto de enfermo, tão deserto (A)
de tudo, pois nem livros eu já leio (B)
e a própria vida eu a deixei no meio (B)
como um romance que ficasse aberto... (A)
[...]

(Mario Quintana — Este quarto...)

  • Rimas interpoladas: esquema de rimas ABBA:

Este quarto de enfermo, tão deserto (A)
de tudo, pois nem livros eu já leio (B)
e a própria vida eu a deixei no meio (B)
como um romance que ficasse aberto... (A)
[...]

(Mario Quintana — Este quarto...)

  • Rimas misturadas: sem esquema fixo:

Pela noite nemorosa, (A)
só por alma te procuro, (B)
ai, Leonoreta! (C)
Leva a seta um rumo claro, (D)
desfechada no ar escuro... (B)
O licorne beija a rosa, (A)
canta a fênix do alto muro: (B)
mas é tal meu desamparo, (D)
Leonoreta, fin’roseta, (C)
que a chamar não me aventuro. (B)
[...]

(Cecília Meireles — Amor em Leonoreta)

[...]
Mãos cristalinas,
roliços braços
que doces laços
prometem dar.
Trazei-me, Amores,
as açucenas,
das mais pequenas,
para as pintar.
[...]

(Alvarenga Peixoto — “Marília bela”)

[...]
Mãos cristalinas,
roliços braços
que doces laços
prometem dar.
Trazei-me, Amores,
as açucenas,
das mais pequenas,
para as pintar.
[...]

(Alvarenga Peixoto — “Marília bela”)

  • Rimas esdrúxulas: entre proparoxítonas:

[...]
Provo desta maneira ao mundo odiento
Pelas grandes razões do sentimento,
Sem os métodos da abstrusa ciência fria
E os trovões gritadores da diatica,
Que a mais alta expressão da dor estica
Consiste essencialmente na alegria.
[...]

(Augusto dos Anjos — Monólogo de uma sombra)

  • Rimas consoantes ou perfeitas: têm os mesmos fonemas finais a partir da última vogal tônica:

[...]
Provo desta maneira ao mundo odiento
Pelas grandes razões do sentimento,
Sem os métodos da abstrusa ciência fria
E os trovões gritadores da dialética,
Que a mais alta expressão da dor estética
Consiste essencialmente na alegria.
[...]

(Augusto dos Anjos — Monólogo de uma sombra)

  • Rimas toantes: têm semelhança SOMENTE da vogal tônica:

[...]

mas noutra parte, sempre do lado de lá!
não, não este mundo — onde um perfil é paralelo ao outro
e onde nenhum olhar jamais se encontrará...

(Mario Quintana — Mundos)

  • Rimas imperfeitas: entre fonemas finais apenas semelhantes, a partir da última vogal tônica:

[...]
(Pastores da terra, vós tende sossego,
que olhais para o sol e encontrais direção.
Sabeis quando é tarde, sabeis quando é cedo.
Eu, não.)
[...]

(Cecília Meireles — Destino)

[...]
Mãos cristalinas,
roliços braços [substantivo]
que doces laços [substantivo]
prometem dar.
Trazei-me, Amores,
as açucenas,
das mais pequenas,
para as pintar.
[...]

(Alvarenga Peixoto — “Marília bela”)

  • Rimas ricas: entre palavras de classes gramaticais diferentes:

Eu canto porque o instante existe [verbo]
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste: [adjetivo]
sou poeta.
[...]

(Cecília Meireles — Motivo)

  • Rimas raras: entre vocábulos de difícil rima, já que existem poucas palavras com a mesma terminação:

Mas o vento cessara por instantes
Ou, pelo menos, o ignis sapiens do Orco
Abafava-me o peito arqueado e porco
Num núcleo de substâncias abrasantes.

(Augusto dos Anjos — As cismas do destino)

  • Rimas preciosas: são mais artificiais, pouco espontâneas:

Almas pigmeias! Deus subjuga-as, cinge-as
À imperfeição! Mas vem o Tempo, e vence-o,
E o meu sonho crescia no silêncio,
Maior que as epopeias carolíngias!

(Augusto dos Anjos — As cismas do destino)

→ Videoaula sobre tipos de rima

Estrutura do poema

O poema apresenta versos, que formam estrofes. Assim, cada estrofe apresenta um número específico de versos. Esses versos podem ser:

  • regulares: com rimas e metrificação;
  • brancos: com metrificação e sem rimas;
  • livres: sem rimas e sem metrificação.

Para exemplificar, vamos ler o poema Momento, de Mario Quintana (1906-1994):

O mundo é frágil
E cheio de frêmitos
Como um aquário...

Sobre ele desenho
Este poema: imagem
De imagens!

Observe que ele apresenta duas estrofes. Cada uma delas tem três versos. A primeira estrofe apresenta versos brancos, pois cada um tem cinco sílabas poéticas e que não rimam. Já a segunda estrofe tem versos livres.

Qual a importância da rima?

A sonoridade de um poema é obtida por meio do ritmo (gerado pela metrificação) e pelas rimas. Elas são essenciais em poemas que valorizam a musicalidade e que, portanto, são feitos para provocar sensações auditivas em leitores ou ouvintes. Assim, as rimas também são um recurso utilizado em algumas letras de música, principalmente nas mais populares.

Saiba mais: Quantos versos tem um soneto?

Exercícios resolvidos sobre rimas

Leia o soneto abaixo, de Alvarenga Peixoto, para responder às questões.

Não aflige do potro a viva quina;
da férrea maça o golpe não me ofende;
sobre as chamas a mão se não estende;
não sofro do agulhete a ponta fina.

Grilhão pesado os passos não domina;
cruel arrocho a testa me não fende;
à força perna ou braço se não rende;
longa cadeia o colo não me inclina.

Água e pomo faminto não procuro;
grossa pedra não cansa a humanidade;
a pássaro voraz eu não aturo.

Estes males não sinto, é bem verdade;
porém sinto outro mal inda mais duro:
da consorte e dos filhos a saudade!

ALVARENGA PEIXOTO. “Não aflige do potro a viva quina”. In: ALVARENGA PEIXOTO. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2002.

Questão 1

As rimas da segunda estrofe podem ser classificadas como:

A) externas, graves e pobres.

B) internas, interpoladas e ricas.

C) externas, agudas e pobres.

D) internas, emparelhadas e perfeitas.

E) externas, cruzadas e imperfeitas.

Resolução:

Alternativa A

As rimas da segunda estrofe são: externas, já que são feitas com palavras no final dos versos; graves, pois as palavras que rimam são paroxítonas; e pobres, uma vez que as palavras que rimam são de uma mesma classe gramatical, ou seja, todas são verbos.

Questão 2

Na última estrofe, é possível localizar uma rima:

A) interna

B) esdrúxula

C) imperfeita

D) rica

E) rara

Resolução:

Alternativa D

A última estrofe tem rimas externas, graves, perfeitas, e, apesar de apresentar uma rima pobre (o substantivo “verdade” rima com o substantivo “saudade”), também contém uma rima rica, já que o adjetivo “duro” rima com o verbo “aturo” (presente na penúltima estrofe).

Fontes

ALVARENGA PEIXOTO. “Marília bela”. In: ALVARENGA PEIXOTO. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2002.

ANJOS, Augusto dos. As cismas do destino. In: ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. Porto Alegre: L&PM, 2010.

ANJOS, Augusto dos. Monólogo de uma sombra. In: ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. Porto Alegre: L&PM, 2010.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 49. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.

GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. 14. ed. São Paulo: Ática, 2006.

MEIRELES, Cecília. Amor em Leonoreta. In: MEIRELES, Cecília. Antologia poética. 3. ed. São Paulo: Global, 2013.

MEIRELES, Cecília. Destino. In: MEIRELES, Cecília. Antologia poética. 3. ed. São Paulo: Global, 2013.

MEIRELES, Cecília. Motivo. In: MEIRELES, Cecília. Antologia poética. 3. ed. São Paulo: Global, 2013.

OVÍDIO. Os amores. Tradução de António Feliciano de Castilho. Rio de Janeiro: Bernardo Xavier Pinto de Sousa, 1858.

QUINTANA, Mario. Este quarto... In: QUINTANA, Mario. Apontamentos de história sobrenatural. São Paulo: Globo, 2005.

QUINTANA, Mario. Momento. In: QUINTANA, Mario. Apontamentos de história sobrenatural. São Paulo: Globo, 2005.

QUINTANA, Mario. Mundos. In: QUINTANA, Mario. Apontamentos de história sobrenatural. São Paulo: Globo, 2005. 

Mais procurados

Fagundes Varela

Famoso poeta brasileiro, fez parte da segunda geração romântica.

Tipos de predicado

O predicado é um termo essencial da oração que faz uma afirmação sobre o sujeito.

Adjunto adverbial

Indica uma condição em relação a um verbo, adjetivo ou outro advérbio.

Falsos sinônimos

Podem provocar efeitos indesejados na comunicação, entre eles a ambiguidade.

Palavras aportuguesadas

As palavras aportuguesadas são aquelas de origem estrangeira que foram adaptadas às normas ortográficas da língua portuguesa.

Mais procurados background

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