Federico García Lorca é um poeta e dramaturgo espanhol pertencente à Geração de 27. As obras de Lorca possuem traços surrealistas e valorizam a cultura espanhola.
Federico García Lorca é um poeta e dramaturgo espanhol. Ele nasceu na cidade de Fuente Vaqueros, em 5 de junho de 1898. Mais tarde, ingressou na universidade para estudar Direito, Filosofia e Letras. Por questões políticas, foi assassinado pelos franquistas no início da Guerra Civil Espanhola.
O poeta, que faleceu em 19 de agosto de 1936, em Víznar, é integrante da Geração de 27. As obras de escritores dessa geração apresentam inovação sem abandonar a tradição. As obras de Lorca são marcadas pela valorização da cultura espanhola, lirismo e morte, como é possível verificar em sua peça teatral Bodas de sangue.
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Federico García Lorca foi um importante escritor espanhol.
Ele nasceu em 1898 e morreu em 1936.
Lorca é um dos integrantes da Geração de 27, que alia vanguarda e tradição.
Suas obras apresentam traços surrealistas, crítica social e valorização da cultura popular.
A peça de teatro Bodas de sangue é uma das obras mais conhecidas do autor.
Federico García Lorca nasceu no dia 5 de junho de 1898, em Fuente Vaqueros, na Espanha. Por volta de 1907, sua família se mudou para a cidade hoje chamada de Valderrubio, onde iniciou seus estudos primários. Em Granada, em 1909, passou a estudar no colégio do Sagrado Coração de Jesus.
Assim, cerca de 1914, o poeta ingressou na Universidade de Granada para estudar Direito, Filosofia e Letras. Passou a se reunir com outros escritores no café Alameda de Granada, encontro que ficou conhecido como “tertulia del Rinconcillo”. Em 1916 e 1917, viajou por algumas cidades da Espanha, por interesses históricos, literários e artísticos.
Em 1918, publicou seu primeiro poema, na revista Renovación. No ano seguinte, se mudou para Madri, onde frequentou os ambientes literários da cidade. Viveu por um tempo em uma pensão até conseguir vaga na Residência dos Estudantes. Nesse ano, conheceu o cineasta Luis Buñuel (1900-1983).
Sua peça O sortilégio da mariposa estreou em Madri, em 1920, e foi um grande fracasso. Por ordem de seu pai, retomou os estudos na Faculdade de Filosofia e Letras de Madri. Terminou seus estudos de Direito em 1923, abandonando Letras e Filosofia. Nesse ano, iniciou sua famosa amizade com o jovem pintor Salvador Dalí (1904-1989).
Nesse ano de 1923, teve início a ditadura do general Primo de Rivera (1870-1930), que duraria até 1930. Em 1925, Lorca viajou a Barcelona por uns dias, em companhia de Dalí. Nesse ano, começou a escrever o poema Ode a Salvador Dalí e conheceu o escultor Emilio Aladrén (1906-1944), com quem iniciou um relacionamento amoroso.
Lorca foi um dos fundadores da revista Gallo, em 1928. Já em 1929, terminou seu romance com Aladrén e viajou para Nova Iorque, nos Estados Unidos. No caminho, esteve em Paris e Londres. Nos Estados Unidos, se hospedou, a princípio, no dormitório Furnald Hall, da Universidade de Columbia, e ingressou em um curso de inglês.
Foi para Cuba em 1930, onde participou de inúmeras conferências. Em 1931, em Madri, se tornou o diretor artístico do grupo de teatro ambulante La Barraca. Em 1933, foi um dos assinantes de um manifesto contra Hitler. Nesse ano, iniciou um namoro com o ator e jogador de futebol Rafael Rodríguez Rapún (1912-1937).
Esteve na Argentina em 1933, voltando à Espanha no ano seguinte. Já em 1935, se desligou do grupo de teatro La Barraca. Em 1936, assinou um manifesto contra Salazar (1889-1970), o ditador português. Em julho desse ano, ocorreu um golpe militar na Espanha, dando início à Guerra Civil Espanhola.
Portanto, por questões políticas, foi preso em 16 de agosto de 1936. García Lorca foi levado para o município de Víznar e assassinado em 19 de agosto de 1936. O corpo do escritor foi enterrado em uma vala comum, de incerta localização, ao lado de outras vítimas do franquismo.
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Membro da Geração de 27, Lorca é um dos escritores espanhóis de vanguarda do início do século XX. Suas obras transitam entre a tradição e a inovação, apresentam traços surrealistas, homoerotismo e crítica social. A poesia lorquiana é marcada pela liberdade formal e valoriza a cultura popular. Em sua poesia, é recorrente a temática da morte e a presença de metáforas.
Já no teatro de Lorca, sobressaem a voz feminina, o lirismo, o sofrimento amoroso e o culto à liberdade. O dramaturgo tem preferência pelo espaço campestre, de forma a valorizar a música e a dança espanholas.
Livro de poemas (1921).
Ode a Salvador Dalí (1926).
Canções (1927).
Romanceiro cigano (1928).
Poema do cante jondo (1931).
Ode a Walt Whitman (1933).
Canto a Ignacio Sánchez Mejías (1935).
Seis poemas galegos (1935).
Primeiras canções (1936).
Sonetos do amor obscuro (1936).
Poeta em Nova York (1940).
Divã do Tamarit (1940).
Impressões e paisagens (1918).
Desenhos (1949).
Cartas aos amigos (1950).
O sortilégio da mariposa (1918).
Mariana Pineda (1925).
Amores de Dom Perlimplim e Belisa em seu jardim (1926).
Dona Rosinha, a solteira (1927).
Quimera (1930).
A sapateira prodigiosa (1930).
Assim que passarem cinco anos: lenda do tempo (1931).
Pequeno retábulo de Dom Cristóvão (1931).
Retábulo de Dom Cristóvão e D. Rosita (1931).
Bodas de sangue (1933).
O público (1933).
Yerma (1934).
A casa de Bernarda Alba (1936).
Bodas de sangue é uma famosa peça teatral de Federico García Lorca. A inspiração para a obra foi um episódio real, um crime passional que ocorreu na cidade de Níjar em 1928. O texto teatral de Lorca é uma tragédia em três atos. Assim, temos um triângulo amoroso e uma festa de casamento que termina em sangue.
A noiva é apaixonada pelo marido da prima, um rapaz chamado Leonardo. Como pano de fundo para a trágica história de amor, Lorca mostra elementos da cultura espanhola. O cenário reproduz os costumes do meio rural, onde moram, em uma mesma casa, Leonardo, a esposa grávida, um filho pequeno e a sogra do rapaz.
Antes de se casar com sua atual esposa, Leonardo era comprometido com a prima da mulher, ou seja, a noiva da história. O relacionamento acabou após três anos de compromisso. Mas o amor entre os dois permaneceu. Assim, no dia do casamento da prima de sua esposa, Leonardo e a noiva fogem durante a festa.
O noivo decide lavar sua honra com sangue e vai em busca dos traidores. Então se dá uma trágica luta entre Leonardo e o noivo, e os dois rivais matam um ao outro. Nessa obra, o único personagem nomeado é Leonardo. Os outros são indicados por suas características ou funções: a mãe, a noiva, o noivo, a sogra, a mulher de Leonardo etc.
Desse modo, esse personagem é o centro de toda a tragédia. Tudo converge para ele. É o centro das atenções da esposa, da sogra, da noiva e, por fim, do noivo, que vai ao seu encalço para o matar e, assim, encontrar a própria morte. Desse modo, Lorca mostra o retrato de uma Espanha patriarcal e violenta.
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Federico García Lorca estudou música, com professor particular, de 1910 a 1916.
Salvador Dalí planejou escrever o Livro dos putrefatos e convidou Lorca para fazer o prólogo desse livro que ficou apenas na intenção.
Lorca escreveu o roteiro de um filme surrealista chamado Viaje a la luna, o qual ficou perdido durante anos, só sendo filmado em 1998 por Federic Amat (1952-).
Rafael Rodríguez Rapún, namorado de Lorca, ingressou na guerra contra os franquistas logo após a morte do poeta, e faleceu, durante uma batalha, em 18 de agosto de 1937, um dia antes de completar um ano da morte de Lorca.
Créditos da imagem
[1] Editora Martin Claret (reprodução)
Fontes
BELHACHEMI, Fouzia; ABDEL KADER, Rafika. Teatro de Federico García Lorca: La casa de Bernarda Alba. 2016. Trabajo de fin de curso (Master en Lengua y Comunicación) – Facultad de Letras y Lenguas Extranjeras, Universidad de Abou Bakr Belkaid, Tlemcen, 2016.
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LARA, Idalmo Mendes. A concepção literária e simbólica encontrada nas Canciones de Federico García Lorca: estudo de casos. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
MALAQUIAS, Leandro de Jesus. El público: sob a arena um amor poliédrico. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
NALDI, Hiago. Homoerotismo, punição e sensibilidade: uma análise da construção semissimbólica da identidade homossexual na poesia lorquiana. Mosaico, São José do Rio Preto, v. 19, n. 1, p. 342-361, 2020.
Famoso poeta brasileiro, fez parte da segunda geração romântica.
O predicado é um termo essencial da oração que faz uma afirmação sobre o sujeito.
Indica uma condição em relação a um verbo, adjetivo ou outro advérbio.
Podem provocar efeitos indesejados na comunicação, entre eles a ambiguidade.
As palavras aportuguesadas são aquelas de origem estrangeira que foram adaptadas às normas ortográficas da língua portuguesa.