Os estilos de época são movimentos literários que apresentam características relacionadas a uma época. A literatura brasileira nasceu em 1500, no contexto do quinhentismo.
Estilos de época é como são chamados os movimentos literários ou artísticos cujas características estão associadas a determinado período histórico. Assim, em cada época, as obras de artistas e escritores apresentam elementos condizentes com o estilo vigente em seu tempo.
Os estilos de época da literatura brasileira são os seguintes:
Quinhentismo (1500-1601)
Barroco (1601-1768)
Arcadismo (1768-1836)
Romantismo (1836-1881)
Realismo (1881-1902)
Naturalismo (1881-1902)
Parnasianismo (1882-1893)
Simbolismo (1893-1902)
Modernismo (1922-1978)
Veja também: Vanguardas europeias — as tendências artísticas que influenciaram o mundo
Os estilos de época são os movimentos literários ou artísticos cujas características estão associadas a determinado período histórico. São assim compreendidos porque o período histórico exerce grande influência sobre a criação de uma obra literária ou artística. Desse modo, autoras e autores de uma mesma época acabam produzindo obras que possuem algumas características em comum, condizentes com seu tempo de produção, e essas características compõem o que chamamos de “estilo de época”.
Apresentamos, a seguir, as principais características de cada estilo de época da literatura brasileira.
Importante: A literatura contemporânea brasileira teve início na década de 1970 e não apresenta um estilo em particular, mas várias tendências. Engloba, portanto, a poesia marginal e a literatura de minoria. No mais, autoras e autores contemporâneos têm a liberdade de inovar ou retomar um modelo tradicional de escrita.
Leia também: Trovadorismo — o primeiro estilo de época da literatura portuguesa
O estilo de época apresenta características literárias ou artísticas compartilhadas por escritores e escritoras que vivem em determinado período histórico. Já o estilo individual apresenta características particulares do artista, apesar de suas obras estarem vinculadas a algum estilo de época.
Dessa forma, no caso da literatura, os autores imprimem em suas obras uma marca individual, um estilo próprio. Veja alguns exemplos:
Machado de Assis é lembrado pela ironia.
Clarice Lispector é conhecida pelo hermetismo.
Guimarães Rosa é admirado pela sua capacidade de criar neologismos.
Famoso poeta brasileiro, fez parte da segunda geração romântica.
O predicado é um termo essencial da oração que faz uma afirmação sobre o sujeito.
Indica uma condição em relação a um verbo, adjetivo ou outro advérbio.
Podem provocar efeitos indesejados na comunicação, entre eles a ambiguidade.
As palavras aportuguesadas são aquelas de origem estrangeira que foram adaptadas às normas ortográficas da língua portuguesa.