Em se tratando de contextos em que o substantivo apresenta número diferente, ele, por sua vez, adquire significado distinto.
Apropriando-nos das particularidades que norteiam os fatos linguísticos, deparamos com pressupostos diversos, sobretudo quando se trata de uma classe que, a nosso ver, classifica-se como sendo um tanto quanto complexa. Classe essa representada pelos substantivos, os quais apresentam, entre tais particularidades, as distintas flexões, entre elas, a de número, demarcada pela forma expressa no singular e pela forma expressa no plural.
Partindo desses pressupostos, ocupemo-nos em estabelecer um pouco mais de familiaridade acerca dessa flexão – a de número -, visto que a partir da presença dela, forma-se outra particularidade: a mudança de significado. Para tanto, ao nos contextualizarmos com a ocorrência em questão, logo iremos detectar que por meio de um simples termo, ou seja, a marca de plural, um mesmo substantivo (ainda que só aparentemente) pode se desdobrar, adquirindo pressupostos denotativos diferentes. Entre eles, eis alguns casos representativos:
Bem – relativo a benefício, virtude X Bens – condizente a propriedades, posições financeiras.
Costa – relacionado à litoral X Costas – parte do corpo humano representado pelo dorso, lombo.
Féria – renda diária X Férias – descanso remunerado
Letra – sinal gráfico X Letras – cultivo da Literatura, da língua.
Óculo – referindo-se à luneta X Óculos – termo referente às lentes usadas para correção da visão.
Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:
Famoso poeta brasileiro, fez parte da segunda geração romântica.
O predicado é um termo essencial da oração que faz uma afirmação sobre o sujeito.
Indica uma condição em relação a um verbo, adjetivo ou outro advérbio.
Podem provocar efeitos indesejados na comunicação, entre eles a ambiguidade.
As palavras aportuguesadas são aquelas de origem estrangeira que foram adaptadas às normas ortográficas da língua portuguesa.