Atendo-nos às particularidades que norteiam a classe gramatical ora representada pelos substantivos, há que se mencionar que estes se flexionam em gênero, número e grau, como podemos constatar em:
Menino – menina Casa – casas Cão – canzarrão |
Trata-se de um fato linguístico que, assim como os demais, prescinde de conhecimentos por parte do emissor, pois às vezes, ele, por não ter conhecimento efetivo da língua, acaba por se confundir, principalmente em relação ao aumentativo de determinados substantivos – representados por mala, fogo, muro, dentre tantos outros que, teoricamente, apenas poderíamos atribuí-los o prefixo - ão, mas que na verdade representam um desacordo perante os postulados gramaticais.
Diante de tal problemática, é altamente sugestivo que estejamos sempre atentos a isso, procurando aperfeiçoar nossa competência enquanto usuários natos da língua. Assim sendo, que tal ampliarmos nossos conhecimentos acerca do assunto em foco analisando a seguir uma listagem com os principais substantivos? Vejamo-la:
Famoso poeta brasileiro, fez parte da segunda geração romântica.
O predicado é um termo essencial da oração que faz uma afirmação sobre o sujeito.
Indica uma condição em relação a um verbo, adjetivo ou outro advérbio.
Podem provocar efeitos indesejados na comunicação, entre eles a ambiguidade.
As palavras aportuguesadas são aquelas de origem estrangeira que foram adaptadas às normas ortográficas da língua portuguesa.