O grau superlativo dos adjetivos

Por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Grau superlativo dos adjetivos, flexão, gênero, número e grau.

A classe gramatical representada pelos adjetivos assemelha-se aos substantivos no que se refere à flexão, uma vez que se flexionam em gênero, número e grau. Como podemos conferir por meio dos seguintes exemplos:

Ao nos atermos a este último exemplo, percebemos uma significativa diferença em relação à classe com a qual se estabelece comparação. Tal divergência reside no fato de que o grau do adjetivo, ao expressar as variações de intensidade, apresenta-se sob duas formas básicas: o comparativo e o superlativo.

Já não se trata de atribuirmos somente uma determinada terminação (levando-se em consideração os substantivos), mas sim de formas específicas, expressas por:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Constatamos a presença de marcas linguísticas específicas em cada enunciado, posto que se evidenciou a variação do adjetivo, caracterizada em maior ou menor grau. De forma específica ater-nos-emos ao grau superlativo absoluto sintético dos adjetivos, enfatizando as formas pelas quais eles se materializam. Verifiquemos:

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Mais procurados

Fagundes Varela

Famoso poeta brasileiro, fez parte da segunda geração romântica.

Tipos de predicado

O predicado é um termo essencial da oração que faz uma afirmação sobre o sujeito.

Adjunto adverbial

Indica uma condição em relação a um verbo, adjetivo ou outro advérbio.

Falsos sinônimos

Podem provocar efeitos indesejados na comunicação, entre eles a ambiguidade.

Palavras aportuguesadas

As palavras aportuguesadas são aquelas de origem estrangeira que foram adaptadas às normas ortográficas da língua portuguesa.

Mais procurados background