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Morfologia

A morfologia é a área gramatical responsável pelo estudo da palavra. Os vocábulos possuem uma estrutura, um processo de formação e estão divididos em 10 classes gramaticais.

Por Warley Souza

Diagrama com o conceito de morfologia.
A morfologia é a parte da gramática que estuda as palavras.
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Morfologia é como chamamos a parte da gramática que se dedica ao estudo da palavra. Assim, aponta a estrutura, a formação, as flexões e as classificações dos vocábulos de uma língua, que são separados em classes: substantivo, adjetivo, pronome, artigo, conjunção, interjeição, numeral, preposição, verbo e advérbio.

Leia também: O que são prefixos?

Resumo sobre morfologia

  • A morfologia é a parte da gramática que estuda a estrutura e a formação das palavras.

  • Existem as seguintes classes de palavras:

  • substantivo;

  • adjetivo;

  • pronome;

  • artigo;

  • conjunção;

  • interjeição;

  • numeral;

  • preposição;

  • verbo;

  • advérbio.

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O que a morfologia estuda?

A morfologia é a parte da gramática que estuda a palavra, analisando:

Veja também: Análise sintática e análise morfológica — qual a diferença?

Estrutura e formação de palavras

Um vocábulo é formado pelas seguintes partes ou elementos mórficos:

Estrutura das palavras — elementos mórficos

radical

núcleo da palavra, no qual reside seu significado

vogal temática

é acrescida ao radical para formar o tema

tema

a palavra pronta para receber os afixos e as desinências

afixos

prefixo (colocado antes do radical) e

sufixo (colocado depois do radical)

vogal de ligação e consoante de ligação

elementos de ligação sem significado, mas que facilitam a pronúncia

desinência

indica número, gênero, pessoa, modo e tempo

A seguir, vamos exemplificar cada um desses elementos mórficos.

Exemplos:

Comecemos com a palavra:

  • CARA

O radical dessa palavra é “car-”. Ao acrescentarmos a vogal temática “-a”, surge o tema, ou seja, a palavra “cara”. Esse termo, com outros acréscimos, gera a palavra:

  • DESCARADO

Os afixos dessa palavra são o prefixo “des-” e o sufixo “-ado”, que se juntam ao tema “-cara-”.

Agora, mudemos o radical para exemplificar a vogal e a consoante de ligação:

  • PEZINHO

O radical “pe-” é acrescido do sufixo “-inho”, mas, para facilitar a pronúncia, a consoante de ligação “-z-” é utilizada.

  • INSETICIDA

O radical “inset-” recebe o sufixo “-cida”, enquanto o “-i-” é uma vogal de ligação.

Por fim, para exemplificar a desinência de um nome, tomemos as palavras:

  • BONITO, BONITA, BONITOS, BONITAS

Nesse caso, o radical é “bonit-”. Já as desinências “-o” (masculino) e “-a” (feminino) indicam gêneros; e o “-s”, o número, ou seja, o plural.

Já a pessoa, o modo e o tempo são indicados pela desinência verbal:

  • PENSÁSSEMOS

Aqui temos o radical “pens-”, a vogal temática “-a-”, a desinência de modo subjuntivo e o tempo passado “-sse-”, além da desinência de pessoa e número “-mos”.

Processos de formação de palavras

Depois de apontar esses aspectos estruturais, podemos falar dos dois principais processos de formação de palavras:

  • derivação;

  • composição.

No processo de derivação, palavras já existentes recebem afixos, sofrem redução ou mesmo assumem características de outra classe gramatical:

  • Derivação prefixal (palavra primitiva recebe prefixo):

Exemplos: descrença, injusto, reconhecer etc.

  • Derivação sufixal (palavra primitiva recebe sufixo):

Exemplos: vigoroso, calmamente, vidrinho (vidro + inho) etc.

  • Derivação parassintética (prefixal e sufixal ao mesmo tempo):

Exemplos: esfriar (es + frio + ar), amanhecer (a + manhã + ecer) etc.

  • Derivação regressiva (redução da palavra primitiva):

Exemplos: choro (vem de “chorar”), combate (vem de “combater”) etc.

  • Derivação imprópria (mudança de classe gramatical):

    Exemplos: um porém (substantivo derivado da conjunção “porém”), o saber (substantivo derivado do verbo “saber”) etc.

Vamos ver agora os processos de composição, em que ocorre a união de dois ou mais radicais:

  • Justaposição (os termos não sofrem alteração):

    Exemplos: terça-feira, cor-de-rosa, mandachuva etc.

  • Aglutinação (algum dos vocábulos sofre alteração):

    Exemplos: planalto (plano + alto), pernilongo (perna + longo) etc.

Além do processo de derivação e composição, as palavras também podem se formar por meio de:

  • Abreviação vocabular (redução de palavra para agilizar a comunicação):

    Exemplos: moto (de “motocicleta”), pneu (de “pneumático”), foto (de “fotografia”) etc.

  • Onomatopeia (figura de linguagem caracterizada pela imitação de um som):

    Exemplos: tique-taque, miar, cocoricó etc.

Videoaula sobre estrutura e formação de palavras

Classes de palavras

CLASSES DE PALAVRAS

1. Substantivo

6. Advérbio

2. Artigo

7. Conjunção

3. Adjetivo

8. Interjeição

4. Pronome

9. Numeral

5. Verbo

10. Preposição

Substantivo

Nomeia os seres e pode ser:

  • comum: prédio, igualdade, duende etc.;

  • próprio: Isaura, Inglaterra etc.;

  • concreto: cadeira, lápis, fantasma etc.;

  • abstrato: ambição, moral etc.;

  • simples: porta, automóvel etc.;

  • composto: beija-flor, ex-diretor etc.;

  • primitivo: livro, peixe etc.;

  • derivado: livraria, peixeiro etc.

Artigo

Acompanha o substantivo, de forma a indicar seu gênero e número, e pode ser:

  • definido: o, os, a, as;

  • indefinido: um, uns, uma, umas.

Adjetivo

Qualifica ou caracteriza o substantivo e pode ser:

  • simples: lindo, maléfico, sueca etc.;

  • composto: estado-unidense, cor-de-rosa etc.;

  • primitivo: belo, livre etc.;

  • derivado: francês, iniciante etc.

Pronome

Substitui ou acompanha o substantivo e pode ser:

  • pessoal do caso reto: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas;

  • pessoal do caso oblíquo: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes, mim, comigo, ti, contigo, si, consigo, conosco, convosco;

  • possessivo: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas;

  • demonstrativo: este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aqueles, aquela, aquelas, isto, isso, aquilo;

  • relativo: quem, que, onde, o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cujos, cuja, cujas, quanto, quantos, quanta, quantas;

  • indefinido: algum, nenhum, todo, outro, certo, qualquer, alguém, ninguém, tudo, nada, cada, algo etc.;

  • interrogativo: que, quem, qual, quanto etc.;

  • de tratamento: senhor, você, vossa alteza, vossa excelência etc.

Verbo

Aponta uma ação, um estado ou um fenômeno natural: correr, amar, supor, constituir, ser, estar, permanecer, nevar, chover etc. Para saber mais sobre essa classe de palavras, clique aqui.

Advérbio

Indica uma circunstância e pode ser:

  • de lugar: aqui, lá, longe etc.;

  • de tempo: anteontem, cedo etc.;

  • de modo: alegremente, sabiamente etc.;

  • de negação: não, nem etc.;

  • de dúvida: talvez, possivelmente etc.;

  • de intensidade: pouco, bastante etc.;

  • de afirmação: sim, certamente etc.

Conjunção

Tem a função de ligar termos ou orações e pode ser:

  • conclusiva: portanto, logo, pois etc.;

  • aditiva: e, nem etc.;

  • adversativa: mas, contudo etc.;

  • alternativa: ou, ora... ora, já... já etc.;

  • explicativa: porque, porquanto etc.;

  • causal: porque, que etc.;

  • comparativa: como, qual etc.;

  • concessiva: embora, conquanto etc.;

  • condicional: se, caso etc.;

  • conformativa: conforme, segundo etc.;

  • consecutiva: de sorte que, de modo que etc.;

  • final: para que, a fim de que etc.;

  • proporcional: à medida que, ao passo que etc.;

  • temporal: enquanto, assim que etc.;

  • integrante: que, se.

Interjeição

De caráter invariável, expressa emoções e sentimentos:

  • Oh!

  • Ah!

  • Atenção!

  • Fora!

  • Oba!

  • Vamos!

  • Bravo!

  • Oi!

  • Tomara!

  • Ai!

  • Psiu!

Numeral

Expressa um número e pode ser:

  • cardinal: um, dois, três...

  • ordinal: primeiro, segundo, terceiro...

  • fracionário: meio, terço...

  • multiplicativo: dobro, triplo...

Preposição

Estabelece uma relação entre as palavras de uma oração e pode ser:

  • essencial: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás;

  • acidental: conforme, consoante, segundo, durante, exceto, senão, como etc.

Videoaula sobre classes de palavras

Fontes

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 45. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.

NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. 9. ed. São Paulo: Editora Scipione, 1992.

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Uso do pronome relativo “quem”
Mulher de cabelos curtos com a mão no queixo e com uma expressão pensativa enquanto olha o escrito “verbo”.
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Uma das particularidades linguísticas do verbo “precaver” diz respeito ao fato de ele se apresentar como defectivo
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Verbo precaver: particularidades linguísticas
O verbo “reaver” se constitui de aspectos morfológicos específicos
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Verbo reaver: aspectos morfológicos
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Os verbos irregulares não seguem o mesmo padrão de conjugação como é observado nos verbos regulares.
Morfologia
Verbos irregulares
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Verbos nocionais e não nocionais
Os verbos pronominais são flexionados junto com pronomes oblíquos.
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Verbos pronominais
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Verbos reflexivos
Os verbos regulares apresentam uma padronização em sua flexão.
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Verbos regulares
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Verbos unipessoais
Os pronomes nem sempre apresentam sua carga semântica habitual: é nesses casos que ocorre a chamada versatilidade pronominal
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Versatilidade pronominal
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Vozes do Verbo