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Figuras de som

Figuras de som exploram a sonoridade das palavras a fim de alcançar efeitos estéticos e estilísticos. São elas: aliteração, assonância, paronomásia e onomatopeia.

Por Talliandre Matos

Quatro quadros com os quatro tipos de figuras de som e seus conceitos.
Existem quatro tipos de figuras de som: aliteração, assonância, paronomásia e onomatopeia.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
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As figuras de som são aquelas que exploram os aspectos sonoros da língua a fim de alcançar efeitos estilísticos nos textos. Elas são um tipo de figura de linguagem e dividem-se em quatro categorias: a aliteração, repetição do som de consoantes; a assonância, repetição do som de vogais; a paronomásia, proximidade de palavras parecidas; e a onomatopeia, representação gráfica de sons e ruídos no geral.

Leia também: Quais são as figuras de pensamento?

Resumo sobre figuras de som

  • As figuras de som exploram a sonoridade das palavras e buscam atingir determinados efeitos estéticos.
  • Existem quatro tipos de figuras de som: aliteração, assonância, paronomásia e onomatopeia.
  • A aliteração explora a repetição do som de consoantes.
  • A assonância explora a repetição do som de vogais.
  • A paronomásia explora o uso de palavras muito parecidas, mas com escrita e sentidos diferentes (parônimos).
  • A onomatopeia explora a representação dos sons e ruídos em geral.

Videoaula sobre figuras de som

O que são figuras de som?

As figuras de som são aquelas que exploram a sonoridade das palavras a fim de alcançar determinados efeitos estéticos. Esse tipo de figura faz parte das figuras de linguagem — técnicas e estratégias linguísticas que objetivam construir novos efeitos estéticos por meio da exploração dos aspectos fonológicos, sintáticos e semânticos do texto.

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Lista de figuras de som

As figuras de som são divididas em quatro tipos: aliteração, assonância, paronomásia e onomatopeia.

→ Aliteração

Essa figura de som explora a repetição de uma mesma consoante nos versos ou frases.

“Em horas inda louras, lindas/ Clorindas e Belindas, brandas/ Brincam nos tempos

das Berlindas/ As vindas vendo das varandas” (Fernando Pessoa)

O rato roeu a roupa do rei de Roma.

O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.

→ Assonância

Essa figura de som explora a repetição de uma mesma vogal ou encontro vocálico nos versos ou frases.

O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.

A arara de Araraquara é uma arara rara.

→ Paronomásia

É a figura de som que explora a semelhança sonora entre duas palavras de escrita e sentidos diferentes.

“Exportar é o que importa.” (Delfim Netto)

“Com tais premissas ele sem dúvida leva-nos às primícias.” (Padre Antônio Vieira)

→ Onomatopeia

Ilustrações gráficas de onomatopeias em balões de fala, exemplos de figuras de som.

É a figura de som que busca representar os sons em geral, ou seja, os barulhos e ruídos que compõem a vida.

Miau (representando miado do gato)

Pow! A porta fechou. (representando som da batida)

Frases com figuras de som

Correm correndo as carroças e os carros pela estrada.

Dorme o gato, corre o rato e foge o pato.

É preciso retificar antes de ratificar.

Em sua face estava descrito que preferia ser discreto.

Aceitando a instabilidade se alcança estabilidade.

Esse turu, turu, turu aqui dentro
Que faz turu, turu quando você passa
Meu olhar decora cada movimento

(Sandy e Júnior)

Meu monólogo mostra mentiras, mazelas, misérias, massacres, miscigenação, morticínio — maior maldade mundial. Ela ocorre logo após a abertura: Mundo moderno, marco malévolo, mesclando mentiras […]

(Chico Anysio)

Vovó viu a uva
mas não viu o vovô
que viveu a vida

voando
e velejando
em busca de vivas.

(Wagner Martins)

Que a brisa do Brasil beija e balança.

(Castro Alves)

[…] Sou um mulato nato
No sentido lato
Mulato democrático do litoral […]

(Caetano Veloso)

…o pato
Pato aqui, pato acolá
Lá vem o pato
[…]
O pato pateta

Pintou o caneco
[…]

Pulou do poleiro
No pé do cavalo…

(Toquinho e Vinicius)

Olha a bolha d’água
no galho!
Olha o orvalho!
Olha a bolha de vinho
na rolha!

(Cecília Meireles)

Filho do ferro e da fagulha
fulgurando na forja formidável
o seu fole afrouxo e sua força
em face do fiscal e da folhinha
de papel.

(Carlos Drummond de Andrade)

Eu vi as velas do veleiro
Que vinha visitar o vilarejo.
Ao ver que era verdade
O que o velho nos disse

Virei para o lado e avistei
O velho senhor visionário

Vagando pela praia dourada.

(James Morais)

Minha foz do Iguu/ Pólo sul, meu azul/ Luz do sentimento nu

(Djavan)

Boi bem bravo, bate baixo, bota baba, boi Bernardo.

(Guimarães Rosa)

Tik tak, o tempo vai passando
E a gente aqui sentado no banquinho conversando

(Doctor MC’s)

ha ha ha ha ha, mas eu tô rindo à toa

(Falamansa)

— Havia uma velhinha/ Que andava aborrecida/ Pois dava a sua vida/ Para falar com alguém./ E estava sempre em casa/ A boa velhinha,/ Resmungando sozinha:/ Nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...

(Cecília Meireles)

Pedro Pedreiro penseiro esperando o trem/
Manhã parece, carece de esperar também/
Para o bem de quem tem bem de quem não
tem vintém.

(Chico Buarque)

Saiba mais: Figuras semânticas e o sentido conotativo das palavras

Exercícios resolvidos sobre figuras de som

1. (Feba – SP) Assinale a alternativa em que ocorre aliteração:

A) “Água de fonte ………. água de oceano …………. água de pranto.” (Manuel Bandeira)

B) “A gente almoça e se coça e se roça e só se vicia.” (Chico Buarque)

C) “Ouço o tique-taque do relógio: apresso-me então.” (Clarice Lispector)

D) “Minha vida é uma colcha de retalhos, todos da mesma cor.” (Mário Quintana)

E) N.d.a.

Resposta: B

Comentário: A alternativa correta é a letra B, que explora a repetição do fonema (som) /s/: “A gente almoça e se coça e se roça e só se vicia”.

2. (Fatec)

Para a tropa do trapo vazo a tripa

E mais não digo, porque a Musa topa

Em apa, epa, ipa, opa, upa.

(Gregório de Matos Guerra, Seleção de Obras Poéticas)

Em “Para a tropa do trapo vazo a tripa”, pode-se constatar que o poeta teve grande cuidado com a seleção e disposição das palavras que compõem a sonoridade do verso, para salientar certos fonemas que se repetem (principalmente os “pês” e os “tês”), utilizando, ao mesmo tempo, palavras que se diferenciam por mudanças fonéticas mínimas (tropa/trapo/tripa). Os recursos estilísticos empregados aí foram

A) personificação e alusão.

B) paralelismo e comparação.

C) aliteração e paronomásia.

D) assonância e preterição.

E) metáfora e metonímia.

Resposta: C

Comentário: Por repetir o som das consoantes “t” e “p”, o poema apresenta uma aliteração; por explorar palavras parecidas (tropa, trapo, tripa), o poema apresenta paronomásia.

3. (FAU-Santos) Nos versos:

“Bomba atômica que aterra

Pomba atônita da paz

Pomba tonta, bomba atômica…”

A repetição de determinados elementos fônicos é um recurso estilístico denominado:

A) hiperbibasmo

B) sinédoque

C) metonímia

D) aliteração

E) metáfora

Resposta: D

Comentário: A única alternativa que apresenta uma figura de som é a alternativa D, além disso, constata-se a repetição do som das consoantes “b”, “t” e “p”, confirmando a aliteração.

4. (Makiyama) No título Ruivos, uni-vos a autora do texto criou efeito entre as palavras ao fazer um jogo entre elas por meio de figuras de linguagem, das quais podemos destacar:

A) solecismo.

B) pleonasmo.

C) hipérbato.

D) zeugma.

E) assonância.

Resposta: E

Comentário: A assonância se faz presente na repetição do som das vogais “u”, “i” e “o” na mesma ordem.

5. (AGIRHA-2023) A figura de fonética, __________, é a aproximação de palavras com sons semelhantes, mas significados diferentes como mostra o trecho da música de Almir Sater e Renato Teixeira.

“Conhecer as manhas e as manhãs.

O sabor das massas e das maçãs”

A) aliteração

B) assonância

C) onomatopeia

D) paranomásia

Resposta: D

Comentário: a figura de som que explora a semelhança sonora de palavras parecidas é a paronomásia.

Fontes

PESTANA, Fernando. A gramática para concursos públicos. 1. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 1112 p.