Em relação a alguns aspectos linguísticos, os verbos compartilhar e partilhar se diferem entre si.
Você compartilha, você partilha e nós, tendo em vista os reais objetivos a que nos propomos, partilhamos de alguns conhecimentos com você, os quais serão necessários à sua competência linguística, sem dúvida.
Pois bem, caro(a) usuário(a), saiba que se trata de dois verbos cujos aspectos, demonstrando-se como relevantes, demarcam-se pela regência que a eles se atribui e pela possibilidade de ambos serem sinônimos um do outro. Vejamos, assim,se tais pressupostos realmente se fazem pertinentes, a começar pelo segundo deles, relacionado ao fato da sinonímia:
Os verbos em questão , quando denotando o sentido de “fazer a partilha de algo”, representam sim palavras sinônimas.Para tanto, no sentido de checarmos tal afirmativa, verifiquemos:
Os alunos partilharam o espaço na biblioteca. (dividiram)
Os alunos compartilharam o espaço na biblioteca. (idem ao sentido supracitado)
Já em se tratando dos aspetos ligados à regência, é bom que saibamos que a situação se inverte um pouco. Vejamos por qual motivo:
Os alunos compartilharam o espaço na biblioteca.
Inferimos que o termo que se encontra em destaque representa o objeto direto do verbo em questão (compartilhar). Evidentemente que ele (o verbo) se classifica como transitivo direto.
Contudo, o verbo partilhar, além de ser transitivo direto, como constatamos no primeiro exemplo, classifica-se também como transitivo indireto. Chequemos, pois, o exemplo:
Nós e nossos primos partilhamos dos mesmos benefícios proporcionados pela colônia de férias.
Temos que o termo em destaque representa o objeto indireto.
Famoso poeta brasileiro, fez parte da segunda geração romântica.
O predicado é um termo essencial da oração que faz uma afirmação sobre o sujeito.
Indica uma condição em relação a um verbo, adjetivo ou outro advérbio.
Podem provocar efeitos indesejados na comunicação, entre eles a ambiguidade.
As palavras aportuguesadas são aquelas de origem estrangeira que foram adaptadas às normas ortográficas da língua portuguesa.