Bem Como, Assim Como e Como: particularidades
PUBLICIDADE
Quando falamos em particularidades, notadamente em se tratando dos fatos linguísticos, remetemo-nos a um aspecto relevante por natureza. Tais particularidades podem se manifestar de diversas formas: ortográficas, sintáticas, semânticas, entre outas.
Em face dessa realidade, destinaremos parte de nosso precioso tempo ao estudo desses fatos – desta vez representados pelas locuções comparativas “bem como”, “assim como” e apenas “como”, enfatizando acerca de alguns pontos que lhes são peculiares, sobretudo no que tange à pontuação e concordância verbal. Para tanto, analisemos este enunciado que segue:
Patrícia, bem como sua irmã, aprecia a leitura de grandes clássicos.
Observe o fato de que o verbo, em se tratando de um sujeito composto, normalmente deveria ser expresso no plural, não é verdade?
Pois bem, é justamente aí que reside a grande questão. Primeiramente, você deve atentar-se ao fato de que a locução “bem como” aparece grafada ente vírgulas. E mais: tal construção nos conscientiza de que perfeitamente substitui a conjunção “e”, dando uma ideia de adição (Patrícia e sua irmã).
O fato de a conjunção em estudo se encontrar entre o sinal de pontuação (vírgulas) faz dela uma intercalação (bem como sua irmã).
Dessa forma, constata-se que o intuito do emissor foi enfatizar acerca do sujeito, que nesse caso se classifica como simples, ora representado somente por “Patrícia”. Percebeu agora o porquê de o verbo também permanecer no singular?
Retirando as vírgulas, obteremos:
Patrícia bem como sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos. O que equivale a dizer que “Patrícia e sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos”.
Nesse caso, como não se trata mais de uma intercalação, o sujeito se classifica como composto, requisitando, portanto, concordância feita por meio do verbo (apreciam).
Eis que uma pergunta paira no ar: as mesmas particularidades também se empregam às conjunções “assim como” ou apenas “como”?
Sim, da mesma forma. Apenas lembrando-se de que quando a intenção não for de dar ênfase ao primeiro agente (no caso, classificando-se como sujeito simples), não se usa a vírgula e a concordância verbal deverá ser adequadamente estabelecida, pelo fato de não se tratar de uma intercalação. Reiterando o que dissemos, nada que alguns exemplos não nos façam compreender ainda mais. Observe:
Patrícia, assim como sua irmã, aprecia a leitura de bons clássicos.
Patrícia assim com sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos.
Patrícia, como sua irmã, aprecia a leitura de bons clássicos.
Patrícia como sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos.