Compreensão e interpretação de texto
Ler é compreender o texto e os elementos que o compõem, e a interpretação é a capacidade de relacionar as ideias e inferir sentidos.
Por Mariana Carvalho Machado Cortes
Compreensão e interpretação de textos são processos que se referem ao nível de absorção e de interação que um leitor estabelece com algum discurso. A compreensão de um texto consiste na decodificação de seus elementos comunicativos junto ao conhecimento de mundo e às experiências do leitor. O processo de compreensão tem muitas camadas e a mais profunda é a interpretação. Esta se trata de inferências que são podem ser produzidas por meio da relação entre as ideias do texto inseridas em um contexto. Devido a isso, a interpretação é um ato subjetivo e pode produzir muitos caminhos de leitura desde que seja coerente com os elementos propostos pelo texto e que não os contradiga.
Leia também: 5 dicas para uma boa interpretação de texto
Resumo sobre compreensão e interpretação de texto
- A compreensão é um ato de apropriação e de produção de sentido. Se houve uma leitura efetiva, então houve compreensão.
- A interpretação é a fase mais aprofundada da compreensão, uma vez que há a inferência de informações com base nas relações que o leitor traça entre as ideias do texto e o seu conhecimento de mundo.
- A compreensão inicia-se com a decodificação de elementos textuais e se desenvolve até a fase da interpretação.
- Uma boa compreensão e interpretação de texto é feita por meio da identificação dos elementos textuais e a sua inserção em seu contexto de produção, junto à relação estabelecida entre as ideias do texto e a bagagem do leitor.
- Para concursos, utilizar-se do enunciado como um encaminhamento da leitura e atentar aos elementos textuais que comprovem a resposta são estratégias válidas em questões de compreensão e interpretação.
O que é compreensão e interpretação de textos?
A compreensão de um texto consiste em seu próprio ato de leitura. É, portanto, um processo de apropriação e de produção de sentido. O ato de interpretação é discutido por muitos autores, mas é entendido, normalmente, como uma das fases do processo de compreensão em que há um maior grau de inferências.
Ler o texto é compreendê-lo. Se não houve compreensão, portanto não houve leitura. Há, no entanto, fases nesse processo de compreensão do texto, que se inicia com a decodificação da mensagem, em que são identificadas as informações mais superficiais, e que termina com as inferências que são possíveis produzir a partir do ato de leitura por meio das relações estabelecidas entre as ideias do texto, o conhecimento de mundo e as experiências subjetivas do leitor. Essa fase é o que chamamos de interpretação.
Exemplos de compreensão e interpretação de textos
As questões abaixo mostram o nível de compreensão e interpretação necessário para cada tipo de texto. O primeiro exercício pede um nível de compreensão mais relacionado aos elementos comunicativos mais concretos do texto; enquanto o segundo já demanda um nível de abstração maior na leitura, portanto pede uma habilidade interpretativa, já que trata de informações que se encontram implícitas no texto.
Exemplo 1
(Enem 2024) O compartilhamento de fake news nas redes sociais é um fenômeno que vem crescendo nos últimos anos. Com a velocidade proporcionada pela internet, a informação — verdadeira ou não — circula com mais facilidade e, em muitos casos, gera grande impacto, mesmo o fato não sendo verídico. Além de sites especializados em propagar notícias falsas, as correntes de WhatsApp contendo informações falsas ou distorcidas têm se tornado cada vez mais comuns.
Preocupado com isso, o Conselho Nacional de Justiça publicou em sua página no Facebook uma série de dicas para evitar que boatos se espalhem. São elas:
- sempre ler a notícia inteira;
- checar quem publicou a matéria;
- conferir a data da publicação;
- pesquisar a mesma informação em outras fontes;
- não acreditar em tudo o que está nas redes;
- desconfiar de notícias que tenham muitos adjetivos.
É fundamental checar a veracidade das informações para não correr o risco de contribuir com a propagação de mentiras e boatos.
FERNANDES, D. Disponível em: https://claudia.abril.com.br. Acesso em: 15 out. 2021 (adaptado).
As informações dessa reportagem auxiliam no combate a um problema social por orientarem quanto:
- à multiplicação de sites com comportamento suspeito.
- a atitudes em casos de disseminação de notícias falsas.
- à utilização de ferramentas digitais para consulta popular.
- a procedimentos técnicos no uso de determinadas tecnologias.
- ao reconhecimento de boas práticas em situações de comunicação.
Gabarito: letra B.
A questão procura conferir a habilidade de compreensão do candidato em um nível mais superficial. Para fazer a questão, o candidato deve reconhecer a intenção final demonstrada pelo texto. Isso pode ser percebido em seus últimos parágrafos, principalmente no trecho: “Preocupado com isso, o Conselho Nacional de Justiça publicou em sua página no Facebook uma série de dicas para evitar que boatos se espalhem”. Nesse sentido, atitudes são sugeridas para que as pessoas não contribuam para a disseminação de notícias falsas.
Exemplo 2
(Enem 2023)
Migalhas
Entre a toalha branca e um bule de café
seria inapropriado dizer
eu não te amo mais.
Era necessário algo mais solene,
um jardim japonês
para as perdas pensadas,
um noturno de tempestade
para arrebentar de dor,
uma praia de pedras para chorar
em silêncio, uma cama alta
para o incenso da despedida,
uma janela
dando para o abismo.
No entanto você abaixa os olhos
e recolhe lentamente as migalhas de pão
sobre a mesa posta para dois.
MARQUES, A. M. A vida submarina. São Paulo: Cia. das Letras, 2021.
Nesse poema, a representação do sentimento amoroso recupera a tradição lírica, mas se ajusta à visão contemporânea ao
- invocar o interlocutor para uma tomada de posição.
- questionar a validade do envolvimento romântico.
- diluir em banalidade a comoção de um amor frustrado.
- transformar em paz as emoções conflituosas do casal.
- condicionar a existência da paixão a espaços idealizados.
Gabarito: letra C.
A questão já solicita um aprofundamento maior da compreensão do texto, ou seja, ela confere a habilidade de interpretação. Inicialmente, é necessário que o leitor perceba a presença de migalhas sobre a mesa como algo pequeno do cotidiano. Além disso, é necessário que ele trace a relação com a temática amorosa apresentada no poema. O eu lírico considera que o contexto para o término de um relacionamento amoroso deveria ser algo mais grandioso e lúdico, como um jardim japonês, uma tempestade ou praia de pedras. No entanto, a única figura que lhe resta são as migalhas sobre a mesa. O que deveria ser um grandioso acontecimento é diluído em banalidade.
Leia também: Elementos da comunicação — itens essenciais para o sucesso comunicativo
Como fazer uma boa compreensão e interpretação de textos?
Para fazer uma boa compreensão e interpretação de textos, é necessário analisar os elementos linguístico-textuais oferecidos na mensagem, partindo de uma camada mais superficial para uma camada mais profunda do texto.
Inicialmente, identificar informações acerca do contexto de produção (como o autor, o suporte para o qual o texto foi destinado, o ano e o lugar da produção) pode contribuir para a inserção da leitura.
Para que haja uma interpretação efetiva, é necessário que o processo de compreensão, em uma camada mais superficial, seja efetivo. Para que isso ocorra, é importante salientar que a compreensão não é apenas um ato de decodificação do texto, mas é um processo que ocorre em conjunto com o conhecimento de mundo e com as experiências prévias do leitor.
É necessário, nesse sentido, que o leitor esteja atento a todos os elementos textuais que o texto pode proporcionar (como variedade linguística utilizada, a escolha lexical, o gênero textual), para que as ideias gerais sejam apreendidas (como o tema e a intenção discursiva) e para que a interpretação possa ocorrer.
A interpretação é um ato de inferência que ocorre por meio das relações entre os elementos textuais e o contexto em que o texto está inserido. Inferir é um processo de produção de sentido que não se encontra explicitamente no texto, mas que é possível entender devido às relações que o leitor consegue estabelecer entre os enunciados, os símbolos, as ideias proporcionadas pelo texto e o seu conhecimento de mundo e experiências prévias. Portanto, a interpretação é um ato subjetivo, por isso ela pode ter muitos caminhos, desde que seja coerente com as informações que o texto proporcione.
Compreensão e interpretação de textos para concursos
Inicialmente, é válido identificar as características de produção proporcionadas pelo texto, como o autor, o ano de produção e o gênero textual. Muitas informações já podem ser tiradas desses elementos iniciais.
Além disso, antes de adentrar ao texto da questão, vale ler o enunciado. Isso é importante, pois, como foi dito, a interpretação é um ato subjetivo. Por isso, é muito comum que a questão dê um direcionamento à leitura de maneira que a interpretação do candidato seja direcionada a uma das respostas fornecidas.
No momento da leitura, é interessante que o candidato marque elementos do texto que ele ache importante, principalmente se eles apresentam relação com o enunciado ou se eles repetem. Também pode escrever comentários de características específicas daquele texto, como “ironia”, “metáfora”, etc. Ao encerrar, é importante que o leitor consiga responder a perguntas como: “qual o tema do texto?”, “qual a intenção que ele demonstra ter?”
Ao ler as alternativas, é comum o candidato ficar em dúvida entre duas. Se isso ocorrer, voltar ao texto e identificar elementos que comprovem as afirmações das alternativas é importante para tirar essa dúvida final.
Leia também: Ambiguidade — vício de linguagem que gera mais de um entendimento possível a um enunciado
Exercícios sobre compreensão e interpretação de textos
Questão 1
(Enem 2024) Os exergames são instrumentos de interação virtual que utilizam os movimentos do corpo humano. Têm sido utilizados por diferentes áreas das ciências da saúde, como a Medicina, a Fisioterapia e a Educação Física, para o trabalho terapêutico e o treinamento individualizado em espaços especializados. Ao combinar os videogames e a atividade física, eles permitem que a ludicidade e a fascinação envolvidas nos games sejam aproveitadas para a prática do exercício físico. Por meio dessa simbiose, esses jogos surgem como uma nova maneira de colocar em prática todo o conjunto de habilidades motoras associadas a jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas, proporcionando uma maior vivência da cultura corporal de movimento.
GONÇALVES, J. K. R.; SANTOS, J. R.; MOTA, P. S. A. Aproximações entre os exergames e os conteúdos da Educação Física escolar. SFM, n.1, 2018 (adaptado).
De acordo com esse texto, ao associar a tecnologia dos videogames à atividade física, os exergames:
- expandem a interação social entre os jogadores.
- intensificam o treinamento para as competições.
- ampliam as experiências corporais dos praticantes.
- contribuem para a melhoria de procedimentos cirúrgicos.
- incorporam os personagens para a compreensão tática do jogo.
Gabarito: C.
O exercício procura verificar a habilidade de compreensão textual do candidato. Por meio dos excertos “esses jogos surgem como uma nova maneira de colocar em prática todo o conjunto de habilidades motoras” e “proporcionando uma maior vivência da cultura corporal de movimento”, é possível perceber que o texto foca nos efeitos relacionados às experiências corporais dos atletas.
Questão 2
(Enem 2024)
pessoas com suas malas
mochilas e valises
chegam e se vão
se encontram
se despedem
e se despem
de seus pertences
como se pudessem chegar
a algum lugar
onde elas mesmas
não estivessem
RUIZ, A. In: SANT’ANNA, A. Rua Aribau: coletânea de poemas. Porto Alegre: TAG, 2018.
Esse poema, por meio da ideia de deslocamento, metaforiza a tentativa de pessoas:
- buscarem novos encontros.
- fugirem da própria identidade.
- procurarem lugares inexplorados.
- partirem em experiências inusitadas.
- desaparecerem da vida em sociedade.
Gabarito: B.
A questão procura verificar a capacidade de interpretação do candidato por meio da metáfora da vida com um lugar de viagens, como um aeroporto ou uma estação. É possível encontrar o entendimento sobre pessoas que procuram fugir da sua identidade quando o eu lírico diz que elas “se despem de seus pertences como se pudessem chegar a algum lugar onde elas mesmas não estivessem”. Assim, é possível perceber uma crítica a pessoas que anulam a sua identidade para alcançar lugares e status que não representam a sua verdadeira personalidade.
Fontes
MARCUSCHI, L. A. (2008). Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 296p. ISBN 978-85-88456-74-7.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2008.