Editorial

O editorial é um texto jornalístico utilizado para que um veículo de comunicação apresente sua opinião acerca de um tema de grande relevância.

Por Rafael Camargo de Oliveira

Pessoa segurando versão impressa do jornal “The New York Times”

O editorial é um texto argumentativo que tem como função apresentar a opinião de um determinado veículo de comunicação acerca de algum tema. Assim, ele é um texto constante no universo jornalístico, seja em veículos de mídia impressos, digitais ou audiovisuais.

Por se tratar de um texto essencialmente argumentativo, ele possui a estrutura básica de outros textos, com a diferença de que não é assinado, justamente por apresentar uma opinião institucional.

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Resumo sobre o editorial

  • O editorial é um texto próprio do meio jornalístico em que prevalece a argumentação. Há a defesa do ponto de vista do veículo de comunicação acerca de um tema de grande relevância na sociedade.

  • Ele apresenta a estrutura básica dos textos argumentativos, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Há diversos tipos de editoriais, divididos por setores. Existem editoriais voltados para os setores de esportes, educação, moda, política etc.

  • Para produzir um editorial é importante:

    a) Ter em mente o público-alvo e utilizar uma linguagem condizente com a audiência.

    b) Compreender e organizar o texto estruturalmente dentro das características que o gênero exige.

    c) Ao construir os argumentos, apresentar dados e informações relevantes para fundamentar a tese.

Videoaula sobre o editorial

Principais características e estrutura de um editorial

Enquanto texto pertencente ao universo do jornalismo, o editorial mantém as características básicas da área, que abarcam a objetividade da linguagem, o uso da norma-padrão da língua e o direcionamento do texto para uma ampla audiência, isto é, os leitores do veículo de comunicação (mídia impressa, virtual ou audiovisual).

Além disso, o editoral é predominantemente um texto argumentativo. Nesses termos, ele apresenta a seguinte estrutura:

  • Introdução: Apresentação do ponto de vista/tese a ser defendida.

  • Desenvolvimento: Nessa parte, o editorial deve apresentar argumentos em defesa de seu ponto de vista. É a parte mais extensa do texto e a que exige mais atenção.

  • Conclusão: Trata-se do encerramento, com uma breve retomada da tese e fechamento dos principais tópicos apontados no texto.

É importante ressaltar que o editorial jamais é assinado por uma pessoa, visto que ele representa a opinião do veículo de comunicação como um todo. Nesse sentido, ele se difere de outros gêneros argumentativos do meio jornalístico em que constam a assinatura/autoria, como é o caso do artigo de opinião e a crônica argumentativa.

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Quais são os tipos de editorial?

Com o advento das novas tecnologias, é possível encontrarmos editoriais não necessariamente impressos, mas lidos na TV ou no rádio por personalidades do meio jornalístico. Nesses termos, o editorial não é propriamente um texto presente em jornais e revistas, pois ele pode estar presente no meio audiovisual.

Além disso, é possível encontrarmos editoriais divididos por setores. Por exemplo, há o editorial do setor de economia, o editorial do setor de esportes, o editorial do setor de entretenimento e assim por diante.

Como produzir um editorial?

Para produzir um editorial é importante chegar a um consenso sobre a opinião a ser emitida, afinal, trata-se de uma opinião comum a todos os integrantes de um veículo de comunicação. O editorial precisa, além de uma tese a ser defendida, da presença de argumentos bem fundamentados, pois o texto será lido por uma ampla audiência a ser convencida de um determinado ponto de vista.

Durante o processo de escrita, é preciso estar atento aos seguintes elementos:

  • Entender o público-alvo e utilizar uma linguagem condizente à audiência.

  • Compreender e organizar o texto estruturalmente dentro das características que o gênero exige.

  • Ao construir os argumentos, apresentar dados e informações relevantes para fundamentar a tese.

Exemplo de editorial

A violência contra jornalistas no Brasil

O jornalismo é uma das profissões mais relevantes da atualidade. Em um cenário em que as mídias digitais crescem e, junto delas, a desinformação, o jornalismo tem se tornado uma ferramenta importante para apresentar dados que levam a verdade ao público e, ao mesmo tempo, propor uma formação a fim de identificar e denunciar as notícias falsas. Apesar disso tudo, o jornalismo vem sendo vítima de constantes ataques por parte da própria população à qual os profissionais prestam seus serviços.

Em um relatório elaborado anualmente pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), constatou-se que o Brasil teve, em 2021, 145 casos de violência não letal contra jornalistas. Dentre as violações, destacam-se ofensas, agressões, ameaças, atentados e injúrias, que colocam em risco a profissão de jornalista no país. Em um ranking internacional sobre liberdade de imprensa, promovido pela Organização Repórteres sem Fronteiras (RSF), o Brasil ocupou a posição 111, encontrando-se na zona vermelha da classificação.

Os dados e informações acima visam uma posição veemente contra qualquer tipo de intimidação por parte dos profissionais deste ou de qualquer outro veículo de imprensa do nosso país. O caso ocorrido na semana passada, infelizmente, contribui para o aumento das estatísticas apresentadas pelas organizações de proteção aos profissionais de imprensa nacional e internacional.

O texto acima é um trecho de um editorial fictício em que o veículo de imprensa se posiciona contra a violência de seus funcionários jornalistas. Para fundamentar sua opinião e trazer o leitor para o seu lado, o editorial começa destacando a importância do jornalismo na sociedade e, em seguida, apresenta dados e informações que mostram o Brasil como um dos países mais nefastos para profissionais da área. Ao final, o texto reforça seu posicionamento contra a violência e retoma um caso ocorrido recentemente.

Do ponto de vista estrutural, o editorial se divide em introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, ele usa uma linguagem clara e direta, visando um leitor “universal”, fazendo uso da norma-padrão e desenvolvendo argumentos acerca de uma tese/ponto de vista.

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