A ata é um texto técnico que consiste em relatar e expor as discussões realizadas em reuniões, assembleias ou sessões, podendo ser um documento formal ou informal.
A ata é um texto de modalidade técnica de características expositivas. Ela possui como finalidade o registro de reuniões, sessões ou assembleias. Ela pode ser feita de forma informal ou formal. A ata informal consiste apenas em seguir uma estrutura com as especificações padrões de: local, data, pessoas envolvidas e conteúdo da reunião. Já a ata formal apresenta, além dos elementos citados, o registro em cartório, dando ao texto um valor jurídico.
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Resumo sobre ata
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A ata é um texto técnico expositivo em que se faz um registro de discussões feitas em assembleias, reuniões e sessões.
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Apresenta a seguinte estrutura: título; data, hora e local da reunião; descrição da reunião; objetivos da reunião; pessoas envolvidas e assinatura de cada uma.
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Tem como principal característica: uso da linguagem denotativa; predomínio da função referencial (o foco é a informação a ser transmitida); imparcialidade e exatidão da mensagem; e predomínio da norma-padrão da língua portuguesa.
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Sua correção, durante a escrita, é feita pelo uso do termo “digo” seguido da correção. Já em um texto finalizado, usa-se a expressão “em tempo” ao final.
Videoaula sobre ata
O que é uma ata?
A ata é um texto expositivo de modalidade técnica que tem como finalidade registrar discussões realizadas em assembleias, reuniões e sessões. Por ser considerada um documento de redação oficial, a ata pode possuir valor jurídico (ata formal), e sua estrutura é um pouco mais rígida que outras modalidades de textos não técnicos.
Como produzir uma ata?
A ata é um texto técnico e, por isso, possui uma estrutura relativamente rígida, com poucas alterações. Assim, do ponto de vista estrutural, a ata tem os seguintes elementos:
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título;
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data, hora e local da reunião;
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corpo do texto;
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objetivos da reunião e pessoas presentes;
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assinatura.
A ata pode ser feita de duas formas:
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Ata formal: consiste em um documento com valor jurídico e, por isso, é registrada em cartório. Ela apresenta a desvantagem de ser mais burocrática, no entanto, é mais confiável justamente por possuir valor jurídico.
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Ata informal: não é registrada em cartório, seguindo apenas a estrutura vista acima, com a descrição detalhada dos acontecimentos.
→ Modelo de ata
Veja, a seguir, um modelo de ata.
Título da ata (data, horário, local e objetivos) Aos quatorze dias do mês de outubro de ANO POR EXTENSO, com início às HORA POR EXTENSO, na sala de reuniões NOME DO LOCAL, localizada na ENDEREÇO, realizou-se uma reunião com NOME DOS INTEGRANTES, com o objetivo de OBJETIVO AQUI. RELATAR AQUI OS INTEGRANTES. RELATAR AQUI OS ACONTECIMENTOS DA REUNIÃO. (Assinatura) |
Quais as características de uma ata?
A ata apresenta as características do texto técnico, isto é:
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uso da linguagem denotativa;
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predomínio da função referencial (o foco é a informação a ser transmitida);
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imparcialidade e exatidão da mensagem;
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predomínio da norma-padrão da língua portuguesa.
→ Exemplo de ata
Abaixo, um exemplo de ata com as características apresentadas acima.
ATA Aos dezoito dias do mês de março de dois mil e vinte e dois, às dez horas da manhã, na sala de reuniões da Telecom, localizada na Rua A, número 1, Município de São Caetano, realizou-se uma reunião com todos os funcionários, com o objetivo de esclarecer os pagamentos da divisão de lucros da empresa referente ao ano anterior. Participaram da reunião todos os funcionários. A reunião começou no horário estabelecido. Os funcionários concordaram com a nova divisão e as datas estipuladas para o pagamento. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada. Funcionários Presidente da unidade |
Veja também: Declaração — o texto técnico utilizado para confirmar determinada informação como verídica
Como é feita a correção de uma ata?
A ata não pode ser rasurada, e, dessa forma, quando um erro ocorrer, deve-se utilizar o termo “digo” seguido da informação correta. Porém, caso a ata já tenha sido concluída, deve-se utilizar a expressão “em tempo” seguida da correção ao final. Vejamos os exemplos abaixo.
→ Exemplo com correção durante a escrita
A reunião começou cinco minutos após o horário, digo, a reunião começou no horário combinado.
→ Exemplo de correção ao final da escrita
Os funcionários concordaram com a nova divisão e as datas estipuladas para o pagamento. Em tempo, a data estabelecida teve de ser alterada por conta de um feriado.