O cubismo é um dos movimentos de vanguarda surgidos do início do século XX. O principal nome dessa estética é o pintor Pablo Picasso.
O cubismo é uma das vanguardas europeias (movimentos artísticos que surgiram na Europa no início do século XX). Nascido em 1907, o cubismo apresenta uma estética antiacadêmica, marcada pela fragmentação e pelo geometrismo. Está fortemente vinculado às artes visuais. A obra As senhoritas de Avignon, de Pablo Picasso, é uma pintura cubista famosa em todo o mundo.
No Brasil, alguns artistas modernistas, como Ismael Nery, Anita Malfatti e Candido Portinari, produziram pinturas com traços cubistas. Já na literatura, o destaque é o escritor francês Guillaume Apollinaire. Assim, a literatura de viés cubista apresenta fragmentação e aspecto ilógico.
Leia também: Expressionismo — outro movimento de vanguarda que surgiu no início do século XX
Resumo sobre cubismo
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O cubismo é um movimento de vanguarda surgido em 1907, na Europa.
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Ele apresenta uma visão fragmentária e geométrica da realidade.
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Pablo Picasso, autor da obra As senhoritas de Avignon, é o mais famoso pintor cubista.
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Traços cubistas podem ser encontrados em pinturas modernistas brasileiras.
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As características cubistas também podem ser observadas em obras do escritor brasileiro Oswald de Andrade.
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Na literatura mundial, autores como Guillaume Apollinaire possuem obras de caráter cubista.
Videoaula sobre cubismo
Quais são as características do cubismo?
De forma geral, o cubismo apresenta as seguintes características:
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antiacademicismo;
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fragmentação do objeto representado;
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imagem bidimensional;
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valorização do aspecto geométrico.
→ Características das fases do cubismo
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Fase primitiva: planos largos, simples e volumétricos.
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Fase analítica: decomposição dos objetos, condensação dos planos e monocromatismo.
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Fase sintética: cores fortes, colagens e imagens decorativas.
Principais artistas do cubismo
→ Escultores do cubismo
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Raymond Duchamp-Villon (1876-1918) — francês.
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Constantin Brancusi (1876-1957) — romeno.
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Pablo Gargallo (1881-1934) — espanhol.
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Alexander Archipenko (1887-1964) — ucraniano.
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Jacques Lipchitz (1891-1973) — lituano.
→ Pintores do cubismo
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Albert Gleizes (1881-1953) — francês.
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Fernand Léger (1881-1955) — francês.
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Pablo Picasso (1881-1973) — espanhol.
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Georges Braque (1882-1963) — francês.
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Jean Metzinger (1883-1956) — francês.
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Roger de la Fresnaye (1885-1925) — francês.
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Robert Delaunay (1885-1941) — francês.
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Sonia Delaunay (1885-1979) — ucraniana.
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Juan Gris (1887-1927) — espanhol.
→ Compositor do cubismo
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Ígor Stravinsky (1882-1971) — russo.
Cubismo no Brasil
No Brasil, alguns artistas modernistas sofreram influência da estética cubista, tais como:
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Tarsila do Amaral (1886-1973)
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Anita Malfatti (1889-1964)
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Antonio Gomide (1895-1967)
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Vicente do Rego Monteiro (1899-1970)
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Ismael Nery (1900-1934)
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José Pancetti (1902-1958)
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Candido Portinari (1903-1962)
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Clóvis Graciano (1907-1988)
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Milton Dacosta (1915-1988)
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Antonio Bandeira (1922-1967)
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Luiz Sacilotto (1924-2003)
Um exemplo dessa influência é a obra Autorretrato, produzida em 1930 pelo pintor Ismael Nery. Nela, é possível observar o geometrismo, isto é, a evidenciação de elementos geométricos:
A influência cubista no país também está presente nos textos de Oswald de Andrade, um dos principais escritores do modernismo brasileiro.
Cubismo na literatura
A literatura de viés cubista é marcada pela fragmentação na exposição de fatos ou ideias. Desse modo, ela privilegia o nonsense (a falta de sentido), o caráter ilógico dos acontecimentos. Ela mostra a realidade em fragmentos, quase sempre sem conexão aparente. Essa desintegração da realidade é feita objetivamente. Escreveram textos de caráter cubista:
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Max Jacob (1876-1944) — França.
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Guillaume Apollinaire (1880-1918) — França.
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André Salmon (1881-1969) — França.
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Paul Dermée (1886-1951) — Bélgica.
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Jean Cocteau (1889-1963) — França.
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Mário de Sá-Carneiro (1890-1916) — Portugal.
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Oswald de Andrade (1890-1954) — Brasil.
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Vladimir Maiakovski (1893-1930) — Rússia.
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Vicente Huidobro (1893-1948) — Chile.
A seguir, vamos ler alguns trechos do longo poema Zona|1|, de Guillaume Apollinaire. Nele, a fragmentação cubista é evidente:
Por fim estás cansado deste mundo antigo
Pastora ó torre Eiffel o rebanho das pontes bale esta manhã
[...]
Aqui até os automóveis parecem antigos
A religião sozinha continua nova a religião
Continua simples como os galpões de Porto-Aviação
[...]
Eis a jovem rua e tu és ainda uma criancinha
Tua mãe só te veste de azul e branco
És muito piedoso e com o mais antigo de teus camaradas René Dalize
Vocês não amam nada tanto quanto as pompas da igreja
São nove horas a luz de gás baixou toda azul vocês saem do dormitório escondidos
[...]
Andas para Auteuil queres ir à tua casa a pé
Dormir entre os fetiches da Oceania e da Guiné
Eles são Cristos de outra forma e outras crenças
São Cristos inferiores das obscuras esperanças
[...]
Contexto histórico do cubismo
A tela As senhoritas de Avignon, de Pablo Picasso, é a obra inaugural do cubismo e data do ano de 1907. Portanto, esse movimento surgiu em um contexto político tumultuado na Europa do início do século XX. Nesse contexto, o estímulo ao nacionalismo, a corrida armamentista e a tensão política entre as grandes potências são elementos que levaram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Ao lado do conflito político, havia também o otimismo causado pelas inovações tecnológicas e científicas. Esse espírito inovador acabou influenciando os artistas, que buscavam novas formas de se fazer arte. Desse modo, houve a valorização do presente, em oposição à tradição do passado.
Era um presente marcado pela velocidade e pelo encurtamento das distâncias, com o uso de automóveis, telefones e a invenção do avião. Além disso, novas teorias científicas mudavam a forma como a humanidade via a realidade até então. Estamos falando da teoria da relatividade, de Albert Einstein (1879-1955), e das teorias psicanalíticas de Sigmund Freud (1856-1939).
Veja também: Futurismo — outro movimento de vanguarda que valorizou o antitradicionalismo e o culto à guerra e à velocidade
Exercícios resolvidos sobre cubismo
Questão 1
Todas as obras abaixo apresentam o geometrismo da arte cubista, EXCETO:
A)
B)
C)
D)
E)
Resolução:
Alternativa E.
Chama a atenção, nas obras, a presença de figuras geométricas em sua composição. A exceção é a tela barroca de Caravaggio, marcada pela oposição entre luz e sombra e pelo seu caráter mórbido.
Questão 2
Leia, a seguir, o poema “Hípica”, do escritor modernista Oswald de Andrade:
Saltos records
Cavalos da Penha
Correm jóqueis de Higienópolis
Os magnatas
As meninas
E a orquestra toca
Chá
Na sala de cocktails
Após a análise do texto, é possível afirmar que ele possui característica cubista, já que apresenta:
A) fragmentação.
B) idealização.
C) cultismo.
D) conceptismo.
E) versos livres.
Resolução:
Alternativa A.
No poema de Oswald de Andrade é gritante a fragmentação, pois cada verso apresenta uma imagem diferente, fragmentos da realidade de um clube de hipismo.
Notas
|1| APOLLINAIRE, G. Zona. In: APOLLINAIRE, G. Álcoois e outros poemas. Tradução de Daniel Fresnot. São Paulo: Martin Claret, 2005.
Crédito de imagem
Fontes
ABAURRE, M. L. M.; PONTARA, M. Literatura brasileira: tempos, leitores e leituras. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015.
ANDRADE, O. Hípica. In: ANDRADE, O. Obras completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.
APOLLINAIRE, G. Zona. In: APOLLINAIRE, G. Álcoois e outros poemas. Tradução de Daniel Fresnot. São Paulo: Martin Claret, 2005.
CEIA, C. Cubismo. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/cubismo/.
MERINO, X. D. Cubismo literário: da forma à poesia. Revista de Literatura, História e Memória, v. 7, n. 10, p. 321-335, 2011.
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