Bastante sugestivo, uma carta de intenção é um documento usado em candidaturas para expressar o interesse em ocupar determinada vaga.
Muito usada no ambiente acadêmico, a carta de intenção tem o objetivo de convencer os avaliadores sobre os pontos positivos da sua trajetória. Assim como, demonstrar seu potencial de evolução e sucesso.
Essa ferramenta pode não ser tão comum no ambiente empresarial, mas é uma ótima forma para se destacar no mercado e dos seus concorrentes.
Cada candidatura possui características próprias, como a exigência do envio de uma carta de intenção. Neste ponto, saber como elaborar a sua, eleva as chances de causar uma boa impressão aos recrutadores.
Entenda mais sobre a carta de intenção
Uma carta de intenção é um documento formal usado para que os candidatos possam demonstrar seu interesse em participar de um projeto, atividade, processo seletivo, entre outros.
Nesse sentido, um modelo de carta de intenção deve demonstrar seu entusiasmo combinado com os motivos que fazem seu perfil se encaixar para determinada vaga.
De maneira geral, a carta de intenção possibilita que os recrutadores conheçam melhor o candidato e suas intenções. Nesse sentido, esse documento é usado como uma extensão e fornece informações mais aprofundadas que o currículo.
Pode ser usada tanto para conhecer as habilidades dos candidatos em processo seletivo para emprego, como experiências acadêmicas e pretensões para vagas de estágio, mestrado e doutorado.
Especificamente no ambiente acadêmico, a carta de intenção é a base para uma candidatura para intercâmbio, por exemplo.
Como fazer uma carta de intenção de sucesso?
Tenha em mente que uma carta de intenção é um documento que apresenta um texto formal, porém, mais pessoal. Isso permite que você possa falar sobre suas qualificações ao mesmo tempo que fala mais sobre suas características e personalidade.
Nesse sentido, boas práticas para escrever uma carta de intenção envolve:
Saudação e introdução
Primeiramente faça um cumprimento formal, dirigindo-se ao recrutador, à empresa ou instituição a qual está se candidatando.
Use o anúncio da vaga para entender a quem sua carta de intenção será direcionada. Caso não encontre, é possível usar uma saudação geral mencionando o cargo do recrutador, por exemplo, “Prezado Sr. Reitor da Universidade XYZ”.
A seguir, se apresente. Escreva seu nome, formação acadêmica ou experiência profissional, a informação varia conforme sua intenção.
Mostrar o interesse pela vaga
Essa é a chave do documento e deve ser abordado em todo o texto. Como o próprio nome sugere, é preciso demonstrar suas intenções para o preenchimento da vaga.
Seja claro sobre o seu interesse na posição, curso ou projeto. Explique os motivos que te fazem escrever essa carta de intenção.
Para isso, elabore o texto que expresse sua animação ao mesmo tempo que especifica como você atende os requisitos exigidos para a vaga.
Abordar as experiências e qualificações
Qualificações, habilidades e experiências relevantes precisam ser enfatizados na carta de intenção. Dedique um espaço para incluir essas informações de forma que o recrutador entenda como e porque você é o candidato ideal para a oportunidade.
Diferentemente do currículo, esse documento pode ser mais abrangente, como incluir a explicação do que se está estudando atualmente.
Outra facilidade é a liberdade de contar as experiências com mais profundidade, e não apenas pontuando datas ou tarefas executadas.
Um adendo a esse ponto é a possibilidade de descrever uma experiência negativa e como contornou a situação. Caso não se sinta confortável, deixe para falar sobre essa experiência ruim na entrevista.
Tenha sempre em mente que essa é sua chance para encantar o recrutador e fazê-lo te conhecer melhor.
Escreva sobre seus diferenciais
Não se esqueça que você está concorrendo com outras pessoas. Por isso, evidencie seus diferenciais.
Quanto mais deixar explícito o quanto e como irá agregar para a instituição ou empresa, melhor.
Se for um acadêmico, por exemplo, pode falar sobre seu espírito de liderança sendo membro do diretório estudantil.
Ou, pode falar sobre sua habilidade de escrita pelos artigos que escreveu. E a habilidade de comunicação pelos congressos que fez parte ou pelas teses que foram defendidas.
Elenque principalmente as competências em alta que são partes da sua personalidade. No entanto, sempre explique como esse diferencial é valioso. Não adianta dizer que você é prestativo e dedicado sem demonstrar como chegou a essa constatação.
Aponte suas metas e objetivos profissionais
É importante apontar como essa oportunidade está atrelada aos seus planos de carreira e objetivos pessoais.
Explique ao recrutador por que essa vaga é importante para que você atinja suas metas. Fale sobre seus objetivos e como a oportunidade fará com que você os alcance.
Quanto mais comprometimento, mais o recrutador entenderá que você fará bom uso e é o candidato ideal.
Finalize a carta de intenção
Depois de escrever sobre todos esses tópicos, reafirme seu interesse e disponibilidade para entrevistas ou reuniões.
Informe que está anexando currículo, ou outro documento relevante que for exigido. Algumas vagas para mestrado podem requerer carta de indicação ou histórico escolar.
Para finalizar, despeça-se educadamente e conclua assinando seu nome.
Dica extra para carta de intenção
Como dica extra, revise o texto diversas vezes para conferir se não há erros de ortografia ou concordância. Vale até usar ferramentas online para revisão. Além disso, confirme o nome do recrutador e da instituição.
E, tenha atenção ao tamanho. Por mais aberto que seja esse documento, sua extensão não deve ser maior que duas páginas.
Seguindo essas dicas básicas, fica muito fácil fazer sua carta de intenção e conquistar uma vaga de emprego ou de estudos.